Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil

Autores

  • Sherry Morgana Justino de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11210

Palavras-chave:

fenômeno literário, teoria literária, crítica literária, ensino de literatura.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudo
de teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dos
discentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literatura
como caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,
inicialmente,apresentaremos um questionamento acercados caminhos da
Teoria Literária na contemporaneidade, bem como sobre a necessidade
de teóricos e de leitores na construção do discurso sobre literatura. A
partir do pensamento dos escritores-críticos Michael Foucault, T. S.
Eliot, Roland Barthes, Octavio Paz e Leyla Perrone-Moíses, este artigo
aponta para a necessidade de que o estudante de Letras, assim como o
crítico literário, seja um grande leitor de literaturae e, não somente um
divulgador de teorias. Por fim, o artigo propõe que a própria literatura,
enquanto lugar de fronteiras entre as várias áreas do saber, seja norteadora
da criação e do estudo dos discursos teóricos profícuos ao entendimento
do fenômeno literário.

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

DE ALMEIDA, S. M. J. Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil. Revista do GELNE, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 168–183, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11210. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos