Análise das produções textuais no exame celpe-bras: subsídios para uma avaliação formativa da escrita

Autores

  • Lívia Cristina Virgolino da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Myriam Crestian Cunha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID12068

Palavras-chave:

Celpe-Bras, gêneros discursivos, produção escrita, avaliação formativa

Resumo

Neste estudo tivemos como propósito gerar subsídios para a avaliação formativa da escrita por professores-estagiários de turmas de preparação ao exame Celpe-Bras (Certificação da Proficiência em Português para Estrangeiros). Para isso recorremos a documentos oficiais sobre o exame Celpe-Bras, a estudos sobre gêneros discursivos e seu ensino (na linha dos pesquisadores em didática da Universidade de Genebra) e a estudos sobre avaliação formativa em língua (na perspectiva francófona). Quanto à metodologia realizamos uma pesquisa documental, em que analisamos 88 tarefas de produção escrita do exame Celpe-Bras realizadas entre 2005 e 2015, de modo a depreender suas características, em relação às situações discursivas predominantes. Os resultados evidenciam uma produção pautada em tarefas que levam o examinando a interagir socialmente, no contexto das situações de uso simuladas pelo exame, obtendo informações de textos orais e escritos e produzindo textos escritos que pertencem preferencialmente a gêneros do grupo “argumentar”, com preferência para o registro formal da língua. Uma grade de critérios e seus descritores foi elaborada para fins de avaliação formativa e está sendo testada nas aulas de preparação ao exame e na formação dos estagiários. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Cristina Virgolino da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Letras (Português) pela Universidade Federal do Pará.

Myriam Crestian Cunha, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Toulouse II (França).  Docente da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Instituto de Letras e Comunicação) da UNiversidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (área de concentração: Estudos Linguísticos), na linha de pesquisa: Ensino/Aprendizagem de Línguas: Modelos e Ações.

Referências

ARRUDA, Climene F. Brito O ensino de LE por meio de análise de gêneros textuais: benefícios e dificuldades. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org). Gêneros textuais: o que há por trás do espelho? Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012. p. 140-146.

BRASIL. Ministério da Educação. INEP; Celpe-Bras. Postos aplicadores credenciados para aplicação do Celpe-Bras. Brasília: MEC/INEP/CELPE-Bras, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação; INEP; Celpe-Bras. Guia do Participante: tarefas comentadas que compõem a edição de abril de 2013 do exame. Brasília: MEC/INEP/CELPE-Bras, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação; INEP; Celpe-Bras. Manual do Aplicador. Brasília: MEC/INEP/ CELPE-Bras, 2012.

BRONCKART, Jean-Paul. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolinguísticas. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 49-69, jan. 2003.

CUNHA, Myriam Crestian. A sequência didática: renovação e mesmice em práticas de ensino/ aprendizagem do português. In: MENDES, E; CUNHA, JC. Práticas em sala de aula de línguas: diálogos necessários entre teoria(s) e ações situadas. Campinas, SP: Pontes, 2012. p. 119-148.

________. Nem só de conceitos vivem as transformações: equívocos em torno da avaliação formativa no ensino/ aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, nº 6, v. 2, 2006, p. 59-77.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michelle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Trad. de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.) Gêneros textuais & ensino. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 19-36.

SCHOFFEN, J.R. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira. 2009. 192f. Tese (Doutorado em Linguística aplicada). Instituto de Letras, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2000.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

VIRGOLINO DA SILVA, L. C.; CRESTIAN CUNHA, M. Análise das produções textuais no exame celpe-bras: subsídios para uma avaliação formativa da escrita. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 114–129, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n2ID12068. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12068. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos