Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa

Autores

  • Mhdi Ibrahim Bader Khun Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID16117

Resumo

Este estudo objetiva investigar realizações linguísticas que instanciam gêneros da família das reações a textos em textos nomeados como “crítica”, presentes em livros didáticos de língua portuguesa dos ensinos fundamental e médio. Para isso, são mobilizados pressupostos teóricos acerca dos gêneros da família das reações a textos (MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008), do sistema de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), do subsistema atitude do sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), que permitem identificar as etapas de gênero, bem como seu propósito sociocomunicativo específico. Os resultados evidenciaram que os textos analisados instanciam, na perspectiva sistêmico-funcional, os gêneros resenha e interpretação temática.

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Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Letras e Pós-Doutora em Estudos da Linguagem. Email: crisfuzerufsm@gmail.com

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Publicado

04-07-2019

Como Citar

BADER KHUN, M. I.; FUZER, C. Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 3–17, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n1ID16117. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16117. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos