Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa

Autores

  • Mhdi Ibrahim Bader Khun Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID16117

Resumo

Este estudo objetiva investigar realizações linguísticas que instanciam gêneros da família das reações a textos em textos nomeados como “crítica”, presentes em livros didáticos de língua portuguesa dos ensinos fundamental e médio. Para isso, são mobilizados pressupostos teóricos acerca dos gêneros da família das reações a textos (MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008), do sistema de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), do subsistema atitude do sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), que permitem identificar as etapas de gênero, bem como seu propósito sociocomunicativo específico. Os resultados evidenciaram que os textos analisados instanciam, na perspectiva sistêmico-funcional, os gêneros resenha e interpretação temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Letras e Pós-Doutora em Estudos da Linguagem. Email: crisfuzerufsm@gmail.com

Downloads

Publicado

04-07-2019

Como Citar

BADER KHUN, M. I.; FUZER, C. Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 3–17, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n1ID16117. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16117. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos