O ensino de gramática: reflexões e propostas

Autores

  • Fábio Araújo Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18036

Resumo

Neste trabalho, refletimos sobre o ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa do ensino básico e apresentamos propostas para a sua eficácia. Para isso, consideramos a importância tanto da reflexão linguística quanto do funcionamento da gramática no texto. Além disso, consideramos que tal ensino precisa respeitar os saberes linguísticos dos alunos e se adequar ao seu nível de escolaridade. Nesse sentido, defendemos a ideia de que a reflexão gramatical e o uso da gramática, guardadas as devidas proporções, obviamente, devem fazer parte tanto do letramento profissional do professor de língua portuguesa quanto do letramento escolar do aluno do ensino básico, já que qualquer uso linguístico envolve saberes gramaticais. Se o professor dominar o conhecimento necessário para melhor ensinar gramática, e o aluno dominar para melhor usar a gramática, conseguiremos contribuir na formação de sujeitos mais eficientes em seus usos linguísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

ARAÚJO OLIVEIRA, F. O ensino de gramática: reflexões e propostas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 112–125, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18036. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18036. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos