Da determinação histórica da língua(gem): contribuições da análise do discurso ao ensino da linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID18410

Resumo

Partindo do pressuposto de que a relação estabelecida pela Análise do Discurso entre língua(gem) e história é o que marca sua descontinuidade em relação às demais disciplinas alocadas no interior da ciência Linguística, este artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da Análise do Discurso ao ensino dessa ciência. Para tanto, apresenta-se uma discussão que acompanha o próprio desenvolvimento da relação entre língua(gem) e história no interior da disciplina: i) construção do objeto discurso; ii) as condições de produção do discurso e sua relação com o materialismo histórico; iii) o diálogo estabelecido com a Nova História e os trabalhos de Michel Foucault. Ao fim, demonstraremos, ainda, de que modo o arcabouço teórico-conceitual da Análise do Discurso que decorre das concepções de história adotadas pela disciplina é pensado e operacionalizado atualmente. Com este fim, mobilizaremos o conceito de memória discursiva e a noção de intericonicidade mediante a análise de duas fotografias de Lula, uma de 1979 e outra de 2018. O intuito é, enfim, demonstrar que aquilo que diferencia a Análise do Discurso das demais disciplinas linguísticas é também aquilo que ela oferece e acrescenta ao estudo da língua(gem).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Braga, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba com período co-tutelar na Universidade Federal de São Carlos. É coordenadora do Observatório do Discurso (UFPB) e do Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências (UFPB/ UFU/ UNILA/ USP/ UNICEP), além de integrante do Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar). É autora de diversos artigos científicos e do livro "História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas" (EdUFScar, 2015)

Israel de Sá, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), realizou estágio de pesquisa na Université Sornonne Nouvelle – Paris 3, com estudos em História das Ideias Linguísticas e Análise do discurso. Colíder do Grupo Interinstitucional de Estudos em Discursos e Resistências (GEDIR) e Membro do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/UFU). Possui trabalhos e artigos publicados com ênfase no discurso político, observando produções de identidades de resistência e de memórias da ditadura militar brasileira; a articulação entre discurso, memória e identidade; as discussões em torno da semiologia histórica, tratando das dimensões linguageira, histórica e cultural do discurso.

Downloads

Publicado

06-12-2019

Como Citar

BRAGA, A.; DE SÁ, I. Da determinação histórica da língua(gem): contribuições da análise do discurso ao ensino da linguística. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 31–42, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n1ID18410. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/18410. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos