Da determinação histórica da língua(gem): contribuições da análise do discurso ao ensino da linguística
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID18410Resumen
Partindo do pressuposto de que a relação estabelecida pela Análise do Discurso entre língua(gem) e história é o que marca sua descontinuidade em relação às demais disciplinas alocadas no interior da ciência Linguística, este artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da Análise do Discurso ao ensino dessa ciência. Para tanto, apresenta-se uma discussão que acompanha o próprio desenvolvimento da relação entre língua(gem) e história no interior da disciplina: i) construção do objeto discurso; ii) as condições de produção do discurso e sua relação com o materialismo histórico; iii) o diálogo estabelecido com a Nova História e os trabalhos de Michel Foucault. Ao fim, demonstraremos, ainda, de que modo o arcabouço teórico-conceitual da Análise do Discurso que decorre das concepções de história adotadas pela disciplina é pensado e operacionalizado atualmente. Com este fim, mobilizaremos o conceito de memória discursiva e a noção de intericonicidade mediante a análise de duas fotografias de Lula, uma de 1979 e outra de 2018. O intuito é, enfim, demonstrar que aquilo que diferencia a Análise do Discurso das demais disciplinas linguísticas é também aquilo que ela oferece e acrescenta ao estudo da língua(gem).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.