Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19296

Resumo

A retextualização é tida como uma grande ferramenta para o trabalho com os gêneros do discurso, visto que se trata da produção de um novo texto a partir de um ou mais texto(s)-base. No intuito de ampliar as discussões a respeito dessa temática, este artigo busca investigar como se apresenta o fator compreensão no processo de produção textual de um resumo escrito por uma dupla de estudantes universitários, a partir do ensaio de Toledo (1994). Para tanto, analisamos o texto a partir de um olhar processual, ou seja, de sua gênese. Fundamentamo-nos teoricamente em Flower e Hayes (1981), Prado (2019), Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Matencio (2002), Dell’Isola (2007), Machado (2010), Paviani (2010) e Koch e Travaglia (2015). A análise dos dados evidenciou que a compreensão é um fator fundamental no processo de retextualização, sendo uma de suas características basilares para que o processo não seja considerado mecânico.

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Biografia do Autor

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Marina Martins Pinchemel Amorim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. Atualmente, é docente pela Secretaria de Educação do estado da Bahia. 

 

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

DE MELO PEREIRA, M. H.; MARTINS PINCHEMEL AMORIM, M. Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 172–187, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19296. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19296. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos