O processo de leitura em língua espanhola: uma proposta didática

  • Felipe da Silva Mendonça Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a leitura e interpretação de texto em língua espanhola. Para tanto, elegemos o conto El almohadón de plumas, de Horario Quiroga, uma das narrativas curtas mais importantes da América Latina. Nossa proposta é orientada pela visão humanizadora que Candido (2002, 2004) possui da literatura, bem como da noção de Soares (2011) de que a escolarização da referida arte deve ser feita de forma adequada. Além disso, nossa metodologia é baseada nas etapas do processo de leitura apresentadas por Menegassi (2010), a saber: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Com isso, esperamos que os estudantes de língua espanhola se tornem leitores mais críticos e saibam como interpretar e se apropriar do conteúdo temático do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Mendonça, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras com habilitação em Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Publicado
25-01-2021
Como Citar
DA SILVA MENDONÇA, F. O processo de leitura em língua espanhola: uma proposta didática. Revista do GELNE, v. 23, n. 1, p. 4-16, 25 jan. 2021.
Seção
Artigos