Posições axiológicas e as vozes reportadas em artigos científicos do profletras
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28097Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como se configuram as vozes reportadas em artigos científicos produzidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), observando-as na constituição da voz do professor-pesquisador. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados na pesquisa compreendem, de modo central, os estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2016) especialmente sobre as concepções de linguagem, de signo ideológico, de posições axiológicas e de discurso alheio. O estudo configura-se como um recorte de dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O corpus é constituído por seis artigos científicos produzidos por egressos do ProfLetras e publicados em uma revista científica, disponível em formato eletrônico. Esta pesquisa adota o método interpretativo do paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os resultados apontam que para imprimirem suas posições axiológicas, os professores-pesquisadores fazem uso de diferentes estratégias, como recorrer aos discursos diariamente veiculados em seu contexto, e reportar autores, dicionários, além de documentos referenciais do ensino de Língua Portuguesa, buscando corroborar as ideias defendidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.