Posições axiológicas e as vozes reportadas em artigos científicos do profletras

Autores

  • Maria Liliane Borges da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano-Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-7212-0621

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28097

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se configuram as vozes reportadas em artigos científicos produzidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), observando-as na constituição da voz do professor-pesquisador. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados na pesquisa compreendem, de modo central, os estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2016) especialmente sobre as concepções de linguagem, de signo ideológico, de posições axiológicas e de discurso alheio. O estudo configura-se como um recorte de dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O corpus é constituído por seis artigos científicos produzidos por egressos do ProfLetras e publicados em uma revista científica, disponível em formato eletrônico. Esta pesquisa adota o método interpretativo do paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os resultados apontam que para imprimirem suas posições axiológicas, os professores-pesquisadores fazem uso de diferentes estratégias, como recorrer aos discursos diariamente veiculados em seu contexto, e reportar autores, dicionários, além de documentos referenciais do ensino de Língua Portuguesa, buscando corroborar as ideias defendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Liliane Borges da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestra em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Área de concentração Estudos em Linguística Teórica e Descritiva (2020). Pós-graduada em: Leitura e Produção de Textos pela UFRN, 2017; em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro), 2016; e em Literatura e Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), 2013. Graduada em Letras, licenciatura plena, habilitação português/literaturas, Uece (2007). Atua como Secretária Executiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Sulemi Fabiano-Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

BORGES DA SILVA, M. L.; FABIANO-CAMPOS, S. Posições axiológicas e as vozes reportadas em artigos científicos do profletras. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 139–151, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28097. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/28097. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos