As condições de produção inerentes a "Turma da Mônica" – relações entre o passado e a contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29745Resumo
As Histórias em quadrinhos são reconhecidas na contemporaneidade não só como um meio de fruição, mas também como um aparato pedagógico. O clássico brasileiro Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, vem ao encontro desta proposta, já que aborda temas progressistas relacionados ao meio ambiente, à inclusão e à diversidade. No entanto, nem sempre foi assim, pois nas últimas décadas do século XX, o conteúdo apresentado nas historinhas baseava-se no humor jocoso e descompromissado, mas de acordo com sua época. Este estudo se propõe, então, a entender o modo como as condições de produção estavam e estão imbricadas nessas narrativas e em suas relações de sentido, como uma ferramenta ideológica a serviço de seu tempo. No que se refere à teoria, este artigo tem como aporte a Análise do Discurso Pecheutiana, trazendo os conceitos de sujeito, sentido e ideologia como base das observações apresentadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.