As condições de produção inerentes a "Turma da Mônica" – relações entre o passado e a contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29745

Resumo

As Histórias em quadrinhos são reconhecidas na contemporaneidade não só como um meio de fruição, mas também como um aparato pedagógico. O clássico brasileiro Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, vem ao encontro desta proposta, já que aborda temas progressistas relacionados ao meio ambiente, à inclusão e à diversidade. No entanto, nem sempre foi assim, pois nas últimas décadas do século XX, o conteúdo apresentado nas historinhas baseava-se no humor jocoso e descompromissado, mas de acordo com sua época. Este estudo se propõe, então, a entender o modo como as condições de produção estavam e estão imbricadas nessas narrativas e em suas relações de sentido, como uma ferramenta ideológica a serviço de seu tempo. No que se refere à teoria, este artigo tem como aporte a Análise do Discurso Pecheutiana, trazendo os conceitos de sujeito, sentido e ideologia como base das observações apresentadas.

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Biografia do Autor

Clóris Maria Freire Dorow, IFSUL - Campus Pelotas

Possui doutorado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; mestrado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; Especialização em Literatura Brasileira pela FURG; graduação em Letras e Literatura Brasileira na UCPEL. Usou como materialidade discursiva, em sua dissertação e em sua tese, o discurso jurídico entremeando a Análise de Discurso com a Prosódia. Atualmente trabalha com o discurso pedagógico, com o discurso sobre corpo e voz, com o discurso sobre histórias infantis, assim como as questões de gênero. É professora do Mestrado e do Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSUL- Campus Pelotas. Participa do grupo de Pesquisa e Estudos do LEAD, UFPEL. É coordenadora do grupo de Pesquisa sobre Discurso e Ensino. Foi coordenadora do Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso do IFSUL de 2015 a 2019. Foi coordenadora da Pós-graduação Stricto Sensu em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias, de janeiro de 2014 a janeiro de 2020. 

Janaína Quintana de Oliveira, IFSUL - Campus Pelotas

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas, turma de 2006/2. Possui graduação em Letras - Português e Literatura pela Universidade Federal de Pelotas, turma de 2015/2. É especialista em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias (IFSUL campus Pelotas), desde 2009; em Literatura Brasileira (Faculeste), desde 2020; em Educação Especial e Inclusiva (Faculeste), desde 2021. É mestre em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia - MPET do IFSUL campus Pelotas, desde 2018, e doutoranda no curso de Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia - DPET do IFSUL campus Pelotas. Tem experiência na área de Letras, pois é professora efetiva de língua espanhola e de língua portuguesa no município de Pelotas.

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Publicado

05-09-2023

Como Citar

FREIRE DOROW, C. M.; QUINTANA DE OLIVEIRA, J. As condições de produção inerentes a "Turma da Mônica" – relações entre o passado e a contemporaneidade . Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29745, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29745. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29745. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor