As condições de produção inerentes a "Turma da Mônica" – relações entre o passado e a contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29745Resumen
As Histórias em quadrinhos são reconhecidas na contemporaneidade não só como um meio de fruição, mas também como um aparato pedagógico. O clássico brasileiro Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, vem ao encontro desta proposta, já que aborda temas progressistas relacionados ao meio ambiente, à inclusão e à diversidade. No entanto, nem sempre foi assim, pois nas últimas décadas do século XX, o conteúdo apresentado nas historinhas baseava-se no humor jocoso e descompromissado, mas de acordo com sua época. Este estudo se propõe, então, a entender o modo como as condições de produção estavam e estão imbricadas nessas narrativas e em suas relações de sentido, como uma ferramenta ideológica a serviço de seu tempo. No que se refere à teoria, este artigo tem como aporte a Análise do Discurso Pecheutiana, trazendo os conceitos de sujeito, sentido e ideologia como base das observações apresentadas.
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