Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha

Autores

  • Damares Oliveira de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Patrício Nunes Barreiros Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29788

Resumo

Objetivamos, através do presente artigo, apresentar uma breve investigação e análise, por meio de um questionário de crenças e atitudes linguísticas, de como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e alunos do 1º ano do Ensino Médio pensam e avaliam a Língua Portuguesa e suas variações, como também o ensino de língua materna através de obras literárias que abranjam uma linguagem coloquial e regionalista, nesse caso, o romance Maria Dusá. Como fundamentação teórico-metodológica, nos embasamos, principalmente, nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, liderada pelos estudos de Labov (2008 [1972]) e nos estudos sobre crenças e atitudes linguísticas de Lambert e Lambert (1968); Santos (1996); Moreno Fernández; (1998); López Morales (1993); Corbari (2012), dentre outros, bem como da Sociolinguística Educacional, com base em Bagno (2007); Marques e Baronas (2015); Cyranka (2007, 2016); Ribeiro e Pinto (2018). Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa contribui para o mapeamento sociolinguístico do português brasileiro na literatura e para o desenvolvimento de políticas educacionais que proporcionam um ensino reflexivo, crítico e investigativo em sala de aula, considerando a heterogeneidade da língua e sua dinamicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damares Oliveira de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2022) e em Educação e Estudos Filológicos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC (2015). Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias na Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XXIII (2015). Atualmente participa do Projeto de Pesquisa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (NeiHD). É bolsista de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB. FAPESB.

Patrício Nunes Barreiros, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana com atuação nos Cursos de Graduação em Letras e nos Programas de Pós-Graduação (PROGEL, PPGEL e PROFLETRAS). É licenciado em Letras (Português-Espanhol) e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutor em Letras e Linguística pela UFBA. Foi responsável pela organização do acervo do escritor Eulálio de Miranda Motta e coordenou o projeto de edição de suas obras inéditas. Atualmente, coordena o projeto que tem o objetivo de realizar a hiperedição das obras de Eulálio Motta e é responsável pela gestão do acervo do escritor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Textual (edições impressas e digitais), Estudos Literários (Eulálio Motta, Literatura Baiana, Acervos de Escritores e Ensino de Literatura) e Estudos do Léxico (Marcadores Culturais na tradução de obras literárias). As pesquisas que realiza estão relacionadas às Humanidades Digitais, em projetos que visam o desenvolvimento de edições digitais, recursos didáticos digitais para ensino de língua e literatura, e elaboração de dicionário online multilíngue de marcadores culturais. É editor das revistas A Cor das Letras, Légua & Meia, Revista do GELNE e Sitientibus. É pesquisador CNPq (bolsista PQ-2).

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

OLIVEIRA DE SOUZA, D.; NUNES BARREIROS, P. Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29788, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29788. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29788. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos