Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959Resumo
Os metagêneros são importantes ferramentas para a produção dos gêneros. Consideramos que os manuais de metodologia científica funcionam como metagêneros, uma vez que exercem a função de orientar a produção dos gêneros acadêmicos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como os manuais de metodologia científica, disponibilizados em Programas de Pós-graduação em Letras stricto sensu, orientam a produção da resenha acadêmica. Para tanto, este estudo está fundamentado nas noções de gênero, propósito comunicativo e comunidade discursiva, propostos por Swales (1990); metagêneros, em Giltrow (2002), Bawarshi e Reiff (2013) e Cantuário (2020); resenha acadêmica, em Araújo (1996), Bezerra (2001, 2009), Ferraz (2007) e Russel (2009), Motta-Roth e Hendger (2010) e Ancieto (2016). Para atingir os objetivos propostos, analisamos a seção resenha acadêmica de três manuais de metodologia científica: Metodologia científica e da pesquisa (2007), Produção textual na universidade (2010) e Fundamentos de metodologia científica (2017). Os dados evidenciaram que todos os manuais analisados propõem orientações para a produção do gênero resenha acadêmica, todavia apontamos variações na abordagem dos três manuais analisados, sobretudo no que diz respeito ao conceito e estrutura do gênero em questão. As conclusões deste artigo contribuem para o reconhecimento dos manuais de metodologia como um metagênero, visto que demonstramos as orientações propostas por eles para construção de um determinado gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.