Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica

Autores

  • Carliane Barbosa dos Santos Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Barbara Olímpia Ramos de Melo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959

Resumo

Os metagêneros são importantes ferramentas para a produção dos gêneros. Consideramos que os manuais de metodologia científica funcionam como metagêneros, uma vez que exercem a função de orientar a produção dos gêneros acadêmicos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como os manuais de metodologia científica, disponibilizados em Programas de Pós-graduação em Letras stricto sensu, orientam a produção da resenha acadêmica. Para tanto, este estudo está fundamentado nas noções de gênero, propósito comunicativo e comunidade discursiva, propostos por Swales (1990); metagêneros, em Giltrow (2002), Bawarshi e Reiff (2013) e Cantuário (2020); resenha acadêmica, em Araújo (1996), Bezerra (2001, 2009), Ferraz (2007) e Russel (2009), Motta-Roth e Hendger (2010) e Ancieto (2016). Para atingir os objetivos propostos, analisamos a seção resenha acadêmica de três manuais de metodologia científica: Metodologia científica e da pesquisa (2007), Produção textual na universidade (2010) e Fundamentos de metodologia científica (2017). Os dados evidenciaram que todos os manuais analisados propõem orientações para a produção do gênero resenha acadêmica, todavia apontamos variações na abordagem dos três manuais analisados, sobretudo no que diz respeito ao conceito e estrutura do gênero em questão. As conclusões deste artigo contribuem para o reconhecimento dos manuais de metodologia como um metagênero, visto que demonstramos as orientações propostas por eles para construção de um determinado gênero.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carliane Barbosa dos Santos Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Professora da Rede Estadual do Piauí na cidade de Barro Duro. Onde ministra aulas de Espanhol. É graduada em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí - (UESPI). Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Piauí - (UESPI). Atualmente é membro do Grupo de pesquisa em ensino, leitura e discurso na contemporaneidade - GEPELD - (UESPI).

Barbara Olímpia Ramos de Melo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI

Doutora em Linguística. Professora da Graduação e de Mestrado em Letras na Universidade Estadual do Piauí.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

BARBOSA DOS SANTOS SILVA, C.; RAMOS DE MELO, B. O. Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29959, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29959. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos