Leituras com o gênero meme em língua inglesa: produção de sentidos interculturais das linguagens híbridas em plataformas virtuais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31896Resumo
O presente artigo, oriundo de um projeto de iniciação científica, busca compreender de que forma a leitura de memes numa perspectiva intercultural pode auxiliar no desenvolvimento da criticidade e da autonomia, bem como na sensibilização para questões culturais nos formandos do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus II – Alagoinhas, ainda com o intento de aproximar as metodologias de ensino de LI da realidade de seus futuros estudantes. Para tanto, o projeto baseia-se na acepção discursiva dos gêneros (Bakhtin, 2006; Marcuschi, 2002), como refletores das sociedades e influenciadores diretos delas, alinhando-se, por conseguinte, com a teoria da cultura da convergência de Jenkins (2013) para compreender o fenômeno de democratização dos meios de produção de conteúdo, contexto social em que os memes surgem. O conceito de leitura ao qual vinculamos nesta pesquisa é holístico (Freire, 2011), de modo a apreciar o meme em sua esfera estrutural e extralinguística, permitindo, assim, a abordagem do aspecto intercultural no gênero. Seguindo as metas pré-estabelecidas, realizamos a leitura do aporte teórico inicial, a seleção de outros textos que convergissem com a temática proposta e a produção de resenhas e fichamentos sobre eles. Após este movimento de familiarização com a bibliografia/referências, estabelecemos os critérios de seleção dos memes para as oficinas que serão pautadas nos preceitos de pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2016) e elaboramos os tópicos a serem explanados e estudados de forma conjunta em sessões colaborativas. Por meio da leitura e produção de memes em língua inglesa, percebemos a presença de elementos, imbricados à interculturalidade, que permitiam o desenvolvimento da criticidade e da competência intercultural dos professores em formação, assim como o aperfeiçoamento do senso pedagógico dos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.