Leituras com o gênero meme em língua inglesa: produção de sentidos interculturais das linguagens híbridas em plataformas virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31896

Resumo

O presente artigo, oriundo de um projeto de iniciação científica, busca compreender de que forma a leitura de memes numa perspectiva intercultural pode auxiliar no desenvolvimento da criticidade e da autonomia, bem como na sensibilização para questões culturais nos formandos do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus II – Alagoinhas, ainda com o intento de aproximar as metodologias de ensino de LI da realidade de seus futuros estudantes. Para tanto, o projeto baseia-se na acepção discursiva dos gêneros (Bakhtin, 2006; Marcuschi, 2002), como refletores das sociedades e influenciadores diretos delas, alinhando-se, por conseguinte, com a teoria da cultura da convergência de Jenkins (2013) para compreender o fenômeno de democratização dos meios de produção de conteúdo, contexto social em que os memes surgem. O conceito de leitura ao qual vinculamos nesta pesquisa é holístico (Freire, 2011), de modo a apreciar o meme em sua esfera estrutural e extralinguística, permitindo, assim, a abordagem do aspecto intercultural no gênero.  Seguindo as metas pré-estabelecidas, realizamos a leitura do aporte teórico inicial, a seleção de outros textos que convergissem com a temática proposta e a produção de resenhas e fichamentos sobre eles. Após este movimento de familiarização com a bibliografia/referências, estabelecemos os critérios de seleção dos memes para as oficinas que serão pautadas nos preceitos de pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2016) e elaboramos os tópicos a serem explanados e estudados de forma conjunta em sessões colaborativas. Por meio da leitura e produção de memes em língua inglesa, percebemos a presença de elementos, imbricados à interculturalidade, que permitiam o desenvolvimento da criticidade e da competência intercultural dos professores em formação, assim como o aperfeiçoamento do senso pedagógico dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naíse Paula Santos Ramos, Universidade do Estado da Bahia

É graduada no curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2023) e técnica em Meio Ambiente pelo Centro Territorial de Educação do Litoral Norte e Agreste Baiano – CETEP/LNAB (2017). Desenvolveu atividades como pesquisadora bolsista de iniciação científica pela FAPESB/UNEB no período de 2020-2021 e 2021-2022. Possui experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: meme e interculturalidade; ensino-aprendizagem de língua inglesa; assim como entrelaces da Literatura Anglófona com a Psicologia.

Risonete Lima de Almeida , Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação/Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Letras/Universidade Federal da Bahia (2007), Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Bahia (1990). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Linguística, Literaturas e Artes (DLLARTES), Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II-UNEB). Professora e orientadora de pesquisa no Curso de Especialização em metodologia de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras da UNEB - Campus II. Atuo nos segmentos: Ensino e Pesquisa de Línguas Inglesa e Portuguesa; Gêneros Textuais Orais e Escritos; Letramentos; Linguagens e Discursos; Formação de Professores (Linguagem e Educação); Metodologia e Didática do ensino de línguas; Pesquisa com crianças e sobre infâncias.

Downloads

Publicado

08-12-2023

Como Citar

SANTOS RAMOS, N. P. .; LIMA DE ALMEIDA , R. . Leituras com o gênero meme em língua inglesa: produção de sentidos interculturais das linguagens híbridas em plataformas virtuais. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31896, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31896. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31896. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor