O gesto de levantar a mão: um olhar sob a perspectiva do contínuo de Kendon
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32184Resumo
O gesto de levantar a mão é uma produção gestual tão comum nas interações com múltiplos interlocutores para pedir o turno de fala, que foi traduzido como um botão em plataformas de interação online com múltiplos participantes, evidenciando a importância da sua função para esse contexto. Diante disso, o presente estudo busca de forma geral analisar os aspectos linguísticos que envolvem o gesto de levantar a mão, objetivando de forma específica debater teoricamente sobre o gesto de levantar a mão no contexto de sala de aula e classificar as ocorrências desse gesto sob a perspectiva do Contínuo de Kendon (MCNEILL, 2000). Metodologicamente, o estudo se compreende como uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativo interpretativista, organizando os passos da investigação da seguinte forma: 1) levantamento bibliográfico, para o desenvolvimento do debate teórico; 2) seleção e transcrição dos dados, para o desenvolvimento de uma análise classificatória com dados reais e; 3) análise de dados, momento em que a teoria e os dados se encontram. Como embasamento teórico, o atual estudo usufrui de autores que defendem o conceito de matriz gesto-fala (MCNEILL, 1985; MCNEILL, 2000; MCNEILL, 2006; BARROS; CAVALCANTE, 2015; CAVALCANTE, 2019) e autores que investigam o processo interativo professor-aluno no contexto de sala de aula (MARCUSCHI, 2008; SILVA, 2008; SILVA, 2010; DIXON; EGENDOERFER; CLEMENTS, 2009; BÖHEIM et al., 2020). Como resultado, a investigação consegue evidenciar teoricamente que o gesto de levantar a mão pode ser um importante recurso para a manutenção dos turnos de fala em contexto de sala de aula e, durante a análise do gesto sob a perspectiva do Contínuo de Kendon, ficou claro que o gesto de levantar a mão se trata de um emblema gestual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.