Psicolinguística e educação: uma análise do acesso lexical em estudantes do Ensino Médio EJA e do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32201Resumo
O objetivo principal deste estudo foi investigar uma possível relação entre a competência leitora, escolaridade e o processamento de palavras complexas. Buscou-se investigar se a competência e a experiência leitora em conjunto com a escolaridade podem afetar o acesso lexical de maneira significativa, comparando-se o desempenho entre estudantes do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos ou EM-EJA e no Ensino Superior ou ES. Utilizou-se a técnica experimental de Priming aberto com decisão lexical, via plataforma web-based PCIbex Farm, para analisar se a condição experimental de palavras relacionadas morfologicamente, tanto na alta quanto na baixa frequência, seria processada mais rapidamente que as demais condições testadas (semântica, fonológica e não-relacionada). Também se utilizou um Questionário de Perfil Leitor para entender como os alunos encaravam a prática da leitura na vida cotidiana e na sala de aula. As respostas ao questionário sugeriram padrões na experiência leitora e na complexidade sintática das respostas dos estudantes conforme o nível de escolaridade. Os resultados da análise estatística dos tempos de reação, relacionados ao experimento, mostraram Efeitos Principais (de Escolaridade, de Frequência e de Tipo de Relação Prime-Alvo) e Efeitos de Interação (Prime-Frequência e Grupo-Frequência) e análise dos Índices de Acertos mostrou efeito significativo para todos os fatores analisados (Escolaridade, Frequência e Tipo de Relação Prime-Alvo). Concluiu-se que os resultados da pesquisa corroboram os achados de Garcia (2009) acerca da facilitação na condição morfológica entre prime-alvo com palavras de alta frequência no grupo ES, mas encontrou-se algumas distinções a depender do fator frequência: na alta frequência, verificou-se facilitação nas condições morfológica e semântica e na baixa frequência, encontrou-se facilitação apenas na condição morfológica em ambos os grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.