PSYCHOLINGUISTICS AND EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE IMPACT OF READING COMPETENCE ON LEXICAL ACCESS BY HIGH SCHOOL STUDENTS IN THE EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS AND HIGHER EDUCATION STUDENTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32201

Abstract

The main objective of this study was to investigate the correlation between reading competence and word processing in order to characterize lexical access during morphological recognition of written words. We sought: (1) to correlate the influence of reading with the processing of morphologically complex words; (2) investigate whether lexical access is strongly affected by reading competence and, finally, (3) compare the performance between groups of students from different modalities (High School in Youth and Adult Education  and Higher Education) to verify whether the discrepancy in reading competence interferes with lexical access and, therefore, with the processing of morphologically complex words. In terms of data collection instrument, we used two methodological resources to analyze the impact of reading competence on the processing of morphologically complex words: (1) the experimental technique of Open Priming via the PCIbex Farm web-based platform, to analyze the mental processing of words and (2) the Reader Profile Questionnaire, via Google Forms, to collect information about individual perception and the influence of the classroom on students' reading habits and, thus, distribute them into the categories of Good Readers - GR and Readers with Difficulties in Understanding - RDU(SOUSA, HÜBNER, 2019). Using the ANOVA test, the results showed main effects (education, frequency and type of prime-target relationship) and interaction effects (prime-frequency and group-frequency). We conclude that the trends presented in this research corroborate the findings of Garcia (2009) in Brazilian Portuguese (BP), the study that supported this proposition.

Keywords: Lexical Access; Reading Skills; Psycholinguistics; Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nathália Leite de Sousa Soares, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Doutorado (2022-2026) e Mestra em Linguística (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Especializanda em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2023-2024), além de ser membro do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL). Na trajetória acadêmica, possui Licenciatura em Letras (habilitação Língua Portuguesa) pela UFPB (2019) e Bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2011). Os principais interesses de investigação englobam as áreas de Processamento Linguístico e Neurociência da Linguagem com foco, mais específico, em questões relacionadas à Saúde e à Educação.

Márcio Martins Leitão, Federal University of Paraiba

Possui graduação em português - Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-doutorado em Psicolinguística pela Universidade de Lisboa (Financiado pela CAPES). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordena o LAPROL (Laboratório de Processamento Lingüístico), Além disso, foi coordenador do GT de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2013-2014 e é membro da Rede de Ciência para Educação - REDE CpE. É editor-chefe do site de divulgação científica Linguisticamente Falando. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da correferência, processamento anafórico, processamento linguístico e patologias relacionadas a linguagem (Afasia, Alzheimer, Gagueira), e processamento linguístico em aprendizes de L2. Tem interesse também na interface entre Processamento Linguístico e Educação, além de divulgação científica.

Juliana Novo Gomes, Universidade do Porto

Linguista brasileira com formação em Linguística Teórica e Experimental. Além de sua experiência e paixão por sistemas generativos sintáticos e semânticos e, pelos processos combinatórios ilimitados do processamento da linguagem humana, ela possui experiência com métodos de pesquisa psicolinguística online e offline, como EEG/ERPs e rastreamento ocular, análise de dados e programação (Python e R). Como investigadora na área do processamento da Linguagem, busca compreender as bases neurais da construção de estruturas sintáticas. Assim, além de estudos direcionados diretamente à semântica-sintaxe no nível da frase, sua pesquisa também aborda processos no nível da palavra, como acesso lexical, decomposição morfológica e semântica. Recentemente, sua pesquisa também se concentrou na caracterização dos mecanismos cerebrais de leitura e aprendizagem de um idioma - como os sublinhados no N170. É Professora de Linguística da Universidade do Porto, FLUP e associada ao Centro de Linguística da UP, CLUP. É pesquisadora associada do LingLab e do Grupo de Linguística Teórica e Experimental (LTE/UMinho), do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL/UFPB), do Laboratório de Acesso Sintático (Laboratório Acesin/UFRJ), do Laboratório de Eletroencefalografia e Eye-tracking (Laboratório LER/UFRJ). É editora colaboradora do site de divulgação científica Linguisticamente Falando. É editora associada da Revista Diacrítica e Prolingua (UFPB) e, desde 2020 é membro da Comissão de Psicolinguística e Neurociência da Linguagem da ABRALIN. Foi Investigadora da CEEC-Ind. FCT (2020-2022) no CEHUM da Universidade do Minho. Ela coordena vários projetos na interface sintaxe-semântica; processamento da linguagem, aquisição da linguagem, língua indígena (Karajá) e neurociência educacional.

Published

05-10-2023

How to Cite

LEITE DE SOUSA SOARES, N.; MARTINS LEITÃO, M.; NOVO GOMES, J. . PSYCHOLINGUISTICS AND EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE IMPACT OF READING COMPETENCE ON LEXICAL ACCESS BY HIGH SCHOOL STUDENTS IN THE EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS AND HIGHER EDUCATION STUDENTS. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32201, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32201. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32201. Acesso em: 24 jul. 2024.

Issue

Section

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE