Psicolinguística e educação: uma análise do acesso lexical em estudantes do Ensino Médio EJA e do Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32201

Resumen

O objetivo principal deste estudo foi investigar uma possível relação entre a competência leitora, escolaridade e o processamento de palavras complexas. Buscou-se investigar se a competência e a experiência leitora em conjunto com a escolaridade podem afetar o acesso lexical de maneira significativa, comparando-se o desempenho entre estudantes do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos ou EM-EJA e no Ensino Superior ou ES. Utilizou-se a técnica experimental de Priming aberto com decisão lexical, via plataforma web-based PCIbex Farm, para analisar se a condição experimental de palavras relacionadas morfologicamente, tanto na alta quanto na baixa frequência, seria processada mais rapidamente que as demais condições testadas (semântica, fonológica e não-relacionada). Também se utilizou um Questionário de Perfil Leitor para entender como os alunos encaravam a prática da leitura na vida cotidiana e na sala de aula. As respostas ao questionário sugeriram padrões na experiência leitora e na complexidade sintática das respostas dos estudantes conforme o nível de escolaridade. Os resultados da análise estatística dos tempos de reação, relacionados ao experimento, mostraram Efeitos Principais (de Escolaridade, de Frequência e de Tipo de Relação Prime-Alvo) e Efeitos de Interação (Prime-Frequência e Grupo-Frequência) e análise dos Índices de Acertos mostrou efeito significativo para todos os fatores analisados (Escolaridade, Frequência e Tipo de Relação Prime-Alvo). Concluiu-se que os resultados da pesquisa corroboram os achados de Garcia (2009) acerca da facilitação na condição morfológica entre prime-alvo com palavras de alta frequência no grupo ES, mas encontrou-se algumas distinções a depender do fator frequência: na alta frequência, verificou-se facilitação nas condições morfológica e semântica e na baixa frequência, encontrou-se facilitação apenas na condição morfológica em ambos os grupos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathália Leite de Sousa Soares, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Doutorado (2022-2026) e Mestra em Linguística (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Especializanda em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2023-2024), além de ser membro do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL). Na trajetória acadêmica, possui Licenciatura em Letras (habilitação Língua Portuguesa) pela UFPB (2019) e Bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2011). Os principais interesses de investigação englobam as áreas de Processamento Linguístico e Neurociência da Linguagem com foco, mais específico, em questões relacionadas à Saúde e à Educação.

Márcio Martins Leitão, Universidade Federal da Paraíba

 

 

 

 

 

Juliana Novo Gomes, Universidade do Porto

Linguista brasileira com formação em Linguística Teórica e Experimental. Além de sua experiência e paixão por sistemas generativos sintáticos e semânticos e, pelos processos combinatórios ilimitados do processamento da linguagem humana, ela possui experiência com métodos de pesquisa psicolinguística online e offline, como EEG/ERPs e rastreamento ocular, análise de dados e programação (Python e R). Como investigadora na área do processamento da Linguagem, busca compreender as bases neurais da construção de estruturas sintáticas. Assim, além de estudos direcionados diretamente à semântica-sintaxe no nível da frase, sua pesquisa também aborda processos no nível da palavra, como acesso lexical, decomposição morfológica e semântica. Recentemente, sua pesquisa também se concentrou na caracterização dos mecanismos cerebrais de leitura e aprendizagem de um idioma - como os sublinhados no N170. É Professora de Linguística da Universidade do Porto, FLUP e associada ao Centro de Linguística da UP, CLUP. É pesquisadora associada do LingLab e do Grupo de Linguística Teórica e Experimental (LTE/UMinho), do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL/UFPB), do Laboratório de Acesso Sintático (Laboratório Acesin/UFRJ), do Laboratório de Eletroencefalografia e Eye-tracking (Laboratório LER/UFRJ). É editora colaboradora do site de divulgação científica Linguisticamente Falando. É editora associada da Revista Diacrítica e Prolingua (UFPB) e, desde 2020 é membro da Comissão de Psicolinguística e Neurociência da Linguagem da ABRALIN. Foi Investigadora da CEEC-Ind. FCT (2020-2022) no CEHUM da Universidade do Minho. Ela coordena vários projetos na interface sintaxe-semântica; processamento da linguagem, aquisição da linguagem, língua indígena (Karajá) e neurociência educacional.

Publicado

05-10-2023

Cómo citar

LEITE DE SOUSA SOARES, N.; MARTINS LEITÃO, M.; NOVO GOMES, J. . Psicolinguística e educação: uma análise do acesso lexical em estudantes do Ensino Médio EJA e do Ensino Superior. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32201, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32201. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32201. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE