Os efeitos da aquisição tardia da língua de sinais no desenvolvimento de crianças surdas: o que revelam as pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32204

Resumo

A exposição à Língua de Sinais (LS) nos primeiros anos de vida das crianças surdas filhas de pais surdos é considerada ideal. Adquirem, naturalmente, essa língua, que lhes possibilita a estruturação do pensamento e a interação com seus pares. Entretanto, para crianças surdas filhas de pais ouvintes, esse processo, certamente, percorrerá caminhos diversos e mais longos, tendo como principal obstáculo o contato tardio com a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi realizar um levantamento bibliográfico de estudos que discutem os efeitos da aquisição tardia da Língua de Sinais no desenvolvimento de crianças surdas filhas de pais ouvintes. Para atingirmos esse objetivo, optamos por uma pesquisa qualitativa, de tipo bibliográfica. Consideramos artigos disponíveis nas bases eletrônicas SciELO, Capes e Google Acadêmico, publicados entre 2017 e 2022. Utilizamos como base teórica, autores como Cruz (2018), Quadros (2019), Cheng et al. (2019), Twomey et al. (2020) e Stumpf et al. (2020). Esta revisão da literatura evidenciou que sinalizantes tardios mostram que o processamento de construções de classificadores são resilientes aos efeitos prejudiciais da aquisição tardia quando se trata da língua de sinais. Além disso, os pesquisadores identificaram baixa emergência de referências espaciais; processamento sintático mais lento em comparação com nativos sinalizantes; menor eficiência em processamento gramatical e ausência de prática de balbucio em Libras. Os estudos também pontuaram atrasos na decodificação e reconhecimento de sinais, bem como possíveis atrasos no desenvolvimento e compreensão das emoções. Há indícios consistentes de que a exposição tardia a uma língua de sinais poderá provocar atrasos na proficiência em leitura de uma segunda língua (L2), além de afetar a capacidade de aprender idiomas adicionais posteriormente. Esses achados apontam que a aquisição da língua de sinais em crianças surdas desde a tenra idade é crucial para
seu desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional.

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Biografia do Autor

Michelle Mélo Gurjão Roldão, Universidade Católica de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (CH- Centro de Humanidades/UAL- Unidade Acadêmica de Letras). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com período sanduíche na Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis (Orientadora: Ivani Fusellier). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/2013), graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ- (2004), Especialista em Audiologia Clínica (2006) e Psicopedagogia (2007) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Especialista em Libras pela Golden -Sociesc (2011). Tem experiência na área de aquisição da linguagem, Libras, audiologia e Educação a distância. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Aquisição da linguagem, Fundamentos dos estudos linguísticos, Sintaxe da Libras, Tópicos especiais em Libras e laboratório de Libras III e V. É integrante do grupo de Pesquisa" Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente, participa da equipe acadêmica do projeto Erasmus + em parceria com Universidade de Paris 8.

Rosilda Maria Araújo Silva dos Santos, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (1994), especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela FAINTVISA (1998) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2010) e doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021). Atualmente é professora da FAESC - Faculdade da Escada e da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa, atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino, gêneros textuais, linguagens e suas multimodalidades, leitura e produção textual, letramentos e multiletramentos, aquisição da linguagem, bilinguismo, ensino de Libras, Educação de Surdos, Libras, etc.

Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Formação e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1979), graduação em Licenciatura em Letras Neolatinas pela Faculdade Frassinetti do Recife (1970), graduação em Pedagogia - Hab. Supervisão Escolar pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981) e doutorado em Salud y Familia - Universidad de Deusto (2003). Atualmente é professor assistente II da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, inclusão, surdos, aquisição da linguagem e surdo.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

MÉLO GURJÃO ROLDÃO, M.; ARAÚJO SILVA DOS SANTOS, R. M. .; ALVES CAVALCANTI, W. M. . Os efeitos da aquisição tardia da língua de sinais no desenvolvimento de crianças surdas: o que revelam as pesquisas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32204, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32204. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32204. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE