Os efeitos da aquisição tardia da língua de sinais no desenvolvimento de crianças surdas: o que revelam as pesquisas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32204

Resumen

La exposición a la Lengua de Signos (LS) en los primeros años de vida de los niños sordos hijas de padres sordos es considerada ideal, porque va desencadenando la adquisición del lenguaje, y permitiendo las interacciones, estructuración del pensamiento y expresiones de ideas y sentimientos, de forma natural. Sin embargo, para niños sordos hijas de padres oyentes ese proceso, ciertamente, va a recorrer caminos diversos, teniendo como principal obstáculo el contacto tardío con la Libras (Lengua Brasileña de Señales). En ese sentido, el objetivo de ese artículo fue analizar estudios referentes a los efectos de la adquisición tardía de la Lengua de Señales en el desarrollo de niños sordos hijas de padres oyentes y para que lo alcancemos, optamos por la investigación cualitativa de cuño bibliográfico, teniendo como criterio selectivo artículos publicados en la base electrónica de datos SciELO y Google Académico. Utilizamos como base teórica, autores como: Morford y Mayberry, (2000, 2014), Mayberry et al. (2013), Becker; Hansen y Barbeito-Rey (2018), Cruz (2018), Quadros e Cruz (2011), MacSweeney et al. (2020) y Stumpf et al. (2020). Los resultados de las investigaciones que realizamos, revelaron que las señales tardías mostraron que el procesamiento de construcciones de clasificadores son resilientes a los efectos perjudiciales de la adquisición tardía de la lengua de señales. Además, los encuestados utilizaron pocas referencias espaciales, con procesamiento sintáctico más lento en comparación con nativos señalizadores, menor eficiencia en procesamiento gramatical, ausencia de práctica de balbuceo en libras, retrasos en la decodificación y reconocimiento de señales y posibles retrasos en el desarrollo y comprensión de las emociones. Hay indicios de que esta exposición tardía a una LS podría provocar retrasos en la lectura de una segunda lengua (L2) además de afectar la capacidad de aprender idiomas adicionales posteriormente. Siendo así los datos que encontramos mostraron que la adquisición de la lengua de señas en niños sordos desde la tierna edad es crucial para el desarrollo lingüístico, cognitivo y socioemocional de ese niño. 

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Biografía del autor/a

Michelle Mélo Gurjão Roldão, Universidade Católica de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (CH- Centro de Humanidades/UAL- Unidade Acadêmica de Letras). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com período sanduíche na Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis (Orientadora: Ivani Fusellier). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/2013), graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ- (2004), Especialista em Audiologia Clínica (2006) e Psicopedagogia (2007) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Especialista em Libras pela Golden -Sociesc (2011). Tem experiência na área de aquisição da linguagem, Libras, audiologia e Educação a distância. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Aquisição da linguagem, Fundamentos dos estudos linguísticos, Sintaxe da Libras, Tópicos especiais em Libras e laboratório de Libras III e V. É integrante do grupo de Pesquisa" Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente, participa da equipe acadêmica do projeto Erasmus + em parceria com Universidade de Paris 8.

Rosilda Maria Araújo Silva dos Santos, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (1994), especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela FAINTVISA (1998) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2010) e doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021). Atualmente é professora da FAESC - Faculdade da Escada e da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa, atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino, gêneros textuais, linguagens e suas multimodalidades, leitura e produção textual, letramentos e multiletramentos, aquisição da linguagem, bilinguismo, ensino de Libras, Educação de Surdos, Libras, etc.

Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Formação e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1979), graduação em Licenciatura em Letras Neolatinas pela Faculdade Frassinetti do Recife (1970), graduação em Pedagogia - Hab. Supervisão Escolar pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981) e doutorado em Salud y Familia - Universidad de Deusto (2003). Atualmente é professor assistente II da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, inclusão, surdos, aquisição da linguagem e surdo.

Publicado

05-10-2023

Cómo citar

MÉLO GURJÃO ROLDÃO, M.; ARAÚJO SILVA DOS SANTOS, R. M. .; ALVES CAVALCANTI, W. M. . Os efeitos da aquisição tardia da língua de sinais no desenvolvimento de crianças surdas: o que revelam as pesquisas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32204, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32204. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32204. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE