Os efeitos da aquisição tardia da língua de sinais no desenvolvimento de crianças surdas: o que revelam as pesquisas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32204

Abstract

The exposure to Sign Language (LS) in the early years of life of deaf children’s daughters of deaf parents are considered ideal, because it triggers the acquisition of language, and allowing interactions, structuring of thought and expressions of ideas and feelings, naturally. However, for deaf children daughters of hearing parents this process will certainly go through different paths, having as main obstacle the late contact with Libras (Brazilian Sign Language).  In this sense, the objective of this article was to analyze studies regarding the effects of late acquisition of Sign Language in the development of deaf children’s daughters of hearing parents and for us to achieve it, we opted for the qualitative research of bibliographic articles published in the electronic database SciELO and Google Scholar. We use as a theoretical foundation, authors such as: Morford; Morford e Mayberry, (2000, 2014), Mayberry et al. (2013), Becker; Hansen e Barbeito-Rey (2018), Cruz (2018), Quadros e Cruz (2011), MacSweeney et al. (2020) e Stumpf et al. (2020). The results of the research we performed revealed that late signaling showed that the processing of classifier constructions is resilient to the harmful effects of late sign language acquisition. In addition, the respondents used few spatial references, with slower syntactic processing compared to native signaling, lower efficiency in grammatical processing, lack of practice of babbling in Libras, delays in decoding and recognizing signals and possible delays in the development and understanding of emotions. There is evidence that this late exposure to an LS may cause delays in reading proficiency in a second language (L2) and affect the ability to learn additional languages later. Thus, the data we found showed that the acquisition of sign language in deaf children from tender age is crucial for the linguistic, cognitive and socioemotional development of this child.  

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Author Biographies

Michelle Mélo Gurjão Roldão, Universidade Católica de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (CH- Centro de Humanidades/UAL- Unidade Acadêmica de Letras). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com período sanduíche na Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis (Orientadora: Ivani Fusellier). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/2013), graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ- (2004), Especialista em Audiologia Clínica (2006) e Psicopedagogia (2007) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Especialista em Libras pela Golden -Sociesc (2011). Tem experiência na área de aquisição da linguagem, Libras, audiologia e Educação a distância. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Aquisição da linguagem, Fundamentos dos estudos linguísticos, Sintaxe da Libras, Tópicos especiais em Libras e laboratório de Libras III e V. É integrante do grupo de Pesquisa" Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente, participa da equipe acadêmica do projeto Erasmus + em parceria com Universidade de Paris 8.

Rosilda Maria Araújo Silva dos Santos, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (1994), especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela FAINTVISA (1998) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2010) e doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021). Atualmente é professora da FAESC - Faculdade da Escada e da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa, atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino, gêneros textuais, linguagens e suas multimodalidades, leitura e produção textual, letramentos e multiletramentos, aquisição da linguagem, bilinguismo, ensino de Libras, Educação de Surdos, Libras, etc.

Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Formação e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1979), graduação em Licenciatura em Letras Neolatinas pela Faculdade Frassinetti do Recife (1970), graduação em Pedagogia - Hab. Supervisão Escolar pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981) e doutorado em Salud y Familia - Universidad de Deusto (2003). Atualmente é professor assistente II da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, inclusão, surdos, aquisição da linguagem e surdo.

Published

05-10-2023

How to Cite

MÉLO GURJÃO ROLDÃO, M.; ARAÚJO SILVA DOS SANTOS, R. M. .; ALVES CAVALCANTI, W. M. . Os efeitos da aquisição tardia da língua de sinais no desenvolvimento de crianças surdas: o que revelam as pesquisas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32204, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32204. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32204. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE