Emulação e integração na construção de sentidos: uma análise cognitiva do conto "Continuidad de los Parques" de Julio Cortázar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33140

Resumo

Este estudo explora a interseção entre o uso prático da linguagem e os processos mentais envolvidos na aquisição e uso do conhecimento, com foco na literatura fantástica. Através da análise do conto Continuidad de los Parques, de Julio Cortázar, o estudo investiga como a linguagem molda nossa cognição e organiza nossas experiências perceptomotoras. O estudo identifica três processos cognitivos principais ativados durante a leitura: evocação, integração e emulação. A evocação é o processo pelo qual certos conceitos ou domínios são trazidos à mente do leitor por meio de pistas linguísticas no texto. A integração é o processo de combinação de esquemas cognitivos na formação de esquemas complexos que suportam a emulação de frames. Finalmente, a emulação é a construção de enquadramentos a partir da base topológica dos esquemas. Os resultados deste estudo sugerem que a linguagem, ao configurar universos narrativos que desafiam e engajam a cognição do leitor, atua efetivamente como uma ferramenta de modelagem mental. Esta capacidade da linguagem de moldar a percepção e o pensamento abre novas perspectivas para a compreensão da dinâmica interativa entre linguagem e processos cognitivos, enfatizando seu papel vital na construção de experiências de leitura profundamente envolventes e cognitivamente estimulantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN e coordena o Grupo de Pesquisa Ecocognição e Linguagem. Atua nos seguintes temas: abordagem ecocognitiva da linguagem; processos de construção de sentidos; semântica de frames e compreensão de textos.

Tulio de Santana Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023), possui graduação no Curso de Letras - Língua Espanhola (UFRN). Atualmente estuda e tem interesse nas seguintes áreas: aquisição e desenvolvimento da linguagem; interação e multimodalidade.

Downloads

Publicado

22-01-2024

Como Citar

DUQUE, P. H.; DE SANTANA BATISTA, T. Emulação e integração na construção de sentidos: uma análise cognitiva do conto "Continuidad de los Parques" de Julio Cortázar. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e33140, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33140. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33140. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos