Uma descrição alucicrazy do estado da arte dos blends do português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36316Resumo
Este texto aborda sobre o processo do blend com foco específico no português brasileiro, propondo uma discussão sobre o estado da arte deste tipo de formação de palavra. Este fenômeno é um processo caracterizado pela mescla de duas bases, como em namorido (namorado + marido). A pesquisa sobre blends possui uma história extensa, com vários linguistas e estudiosos contribuindo para sua compreensão. Diante disso, este artigo oferece uma visão geral da evolução de pesquisas relacionadas a este fenômeno, com destaque para o contexto do português brasileiro. Além disso, examina exemplos relevantes de blends nessa língua e discute sua utilização, além de quaisquer peculiaridades em comparação com outras línguas naturais. O objetivo é, portanto, apresentar conceitos e características dos blends, explorando, especificamente, os aspectos semânticos e fonológicos envolvidos no processo e discutindo se é concatenativo ou não concatenativo. Dada às diferentes maneiras para as formações de blends – compartilhando material fonológico, ou não –, é analisado, também, as tipologias adotadas por alguns linguistas para os distintos padrões de palavras formadas por esse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.