A enunciação: do fazer persuasivo ao interpretativo

Autores

  • Maria de Fátima B. de M. Batista

Palavras-chave:

Enunciação, Fazer persuasivo, Fazer interpretativo

Resumo

sociossemiótica e a semântica cognitiva, em especial os trabalhos de Pais e Pottier, consideram a enunciação como um percurso que, partindo da mente do emissor, só está concluído na mente do receptor. Apresenta várias etapas, desde a percepção dos objetos do mundo natural pelo sujeito enunciador até a implantação na mente do enunciatário dos elementos lingüísticos produzidos em discurso. O presente trabalho consiste em uma análise das duas faces do percurso da enunciação com as diferentes etapas que as constituem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

BATISTA, M. de F. B. de M. A enunciação: do fazer persuasivo ao interpretativo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9115. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos