A enunciação: do fazer persuasivo ao interpretativo

Autores/as

  • Maria de Fátima B. de M. Batista

Palabras clave:

Enunciação, Fazer persuasivo, Fazer interpretativo

Resumen

sociossemiótica e a semântica cognitiva, em especial os trabalhos de Pais e Pottier, consideram a enunciação como um percurso que, partindo da mente do emissor, só está concluído na mente do receptor. Apresenta várias etapas, desde a percepção dos objetos do mundo natural pelo sujeito enunciador até a implantação na mente do enunciatário dos elementos lingüísticos produzidos em discurso. O presente trabalho consiste em uma análise das duas faces do percurso da enunciação com as diferentes etapas que as constituem.

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Publicado

24-02-2016

Cómo citar

BATISTA, M. de F. B. de M. A enunciação: do fazer persuasivo ao interpretativo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9115. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos