Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
Palavras-chave:
Semiótica, ensino-aprendizagem de língua, formação do professor de letras, dinamização das aulas de língua.Resumo
O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância da
ciência semiótica no ensino da língua portuguesa.
Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagem
do vernáculo, dando-lhe uma dimensão
multissígnica. Por intermédio da Semiótica de Peirce,
sobretudo explorando-se a tríade ícone, índice e signo,
vimos tentando fazer análises diversas de textos
híbridos quanto à natureza do signo por meio do qual
é construído, com vistas a alargar a capacidade de
interpretação na formação de nossos leitores. Focalizamos,
assim: a questão do signo híbrido e da
sinestesia; a visão ultrapassada da hegemonia do código
verbal e a possibilidade de cruzarem-se dados
da lingüística, da semiótica e da gramática da língua
na construção de uma visão eminentemente estilística
da produção textual em português, seja ela literária
ou não.
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Publicado
19-02-2016
Como Citar
SIMÕES, D. Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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