Atividades de compreensão de gêneros digitais em livros didáticos
Palavras-chave:
Gêneros digitais, livro didático, atividades de compreensão
Resumo
Na tentativa de representar em suas páginas a diversidade de gêneros que circulam na sociedade e se fazem recorrentes no cotidiano dos estudantes, os livros didáticos de língua portuguesa vêm incorporando gêneros digitais como conteúdos pertinentes para o processo de ensino-aprendizagem. Admitindo-se que não se trata apenas de incluir os gêneros digitais no livro didático, mas incluí-los e explorar sua presença de forma adequada para a formação dos estudantes, este trabalho tem como objetivo investigar e delinear uma tipologia dos exercíciospropostos pelos manuais de ensino ao lidarem ou fazerem referência a gêneros oriundos do ambiente digital. Buscamos aporte teórico nos estudos desenvolvidos por Marcuschi (1996, 2005, 2008) sobre o trabalho com a compreensão em livros didáticos, aplicando a tipologia proposta
pelo autor aos exercícios relacionados com gêneros digitais como blogs e e-mails encontrados em 09 coleções de livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental (6º. ao 9º. anos) e 05 coleções do ensino médio (1ª. a 3ª. séries). Os resultados evidenciam que os gêneros digitais ainda figuram timidamente nos livros didáticos e são pedagogicamente explorados de forma limitada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
03-03-2016
Como Citar
BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. DE O. Atividades de compreensão de gêneros digitais em livros didáticos. Revista do GELNE, v. 13, n. 1/2, p. 1-15, 3 mar. 2016.
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.