Sob um olhar dialógico-multimodal: a matriz gesto e fala como palco de entrada da criança na linguagem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32212Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva multimodal, em situações dialógicas com mãe-bebê, por acreditarmos que esse é o cenário pelo qual a matriz gesto e fala se efetiva e se torna palco de entrada. Acreditamos que a interação da mãe com a criança exerce influência nessa construção, e, através dela, é possível compreender o funcionamento multimodal da linguagem e a entrada da criança na língua sustentada na matriz gesto e fala explorada pela mãe durante a interação. Dessa forma, recorreremos à abordagem dialógico-discursiva do Ciclo de Bakhtin (2006), por acreditarmos que é nesse contexto dialógico que a criança é inserida na língua, pois é justamente a partir dos movimentos discursivos que a fala da criança pode ser analisada do ponto de vista do dialogismo, como afirmam Del Ré, Hilário e Vieira (2021). Para compreendermos a interação mãe/bebê e como a matriz gesto e fala se constitui nessa interação, embasamo-nos nos autores Scarpa (1999), Mc Neill (1985) e Barros (2012). Metodologicamente, nossos dados foram coletados em sessões de filmagens realizadas na casa da díade (mãe/bebê), com duração aproximada de 15 a 20 minutos, a cada quinze dias. Os bebês têm, em média, de 0 a 36 meses, e são gravados em situação natural. Posteriormente, transcrevemos por meio do ELAN. Os resultados mostram que a matriz gesto e fala efetivada pela mãe durante a interação mãe-bebê insere a criança no mundo dos gêneros textuais sob uma perspectiva multimodal e dialógica de linguagem.
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