Sob um olhar dialógico-multimodal: a matriz gesto e fala como palco de entrada da criança na linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32212

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva multimodal, em situações dialógicas com mãe-bebê, por acreditarmos que esse é o cenário pelo qual a matriz gesto e fala se efetiva e se torna palco de entrada. Acreditamos que a interação da mãe com a criança exerce influência nessa construção, e, através dela, é possível compreender o funcionamento multimodal da linguagem e a entrada da criança na língua sustentada na matriz gesto e fala explorada pela mãe durante a interação. Dessa forma, recorreremos à abordagem dialógico-discursiva do Ciclo de Bakhtin (2006), por acreditarmos que é nesse contexto dialógico que a criança é inserida na língua, pois é justamente a partir dos movimentos discursivos que a fala da criança pode ser analisada do ponto de vista do dialogismo, como afirmam Del Ré, Hilário e Vieira (2021). Para compreendermos a interação mãe/bebê e como a matriz gesto e fala se constitui nessa interação, embasamo-nos nos autores Scarpa (1999), Mc Neill (1985) e Barros (2012). Metodologicamente, nossos dados foram coletados em sessões de filmagens realizadas na casa da díade (mãe/bebê), com duração aproximada de 15 a 20 minutos, a cada quinze dias. Os bebês têm, em média, de 0 a 36 meses, e são gravados em situação natural. Posteriormente, transcrevemos por meio do ELAN. Os resultados mostram que a matriz gesto e fala efetivada pela mãe durante a interação mãe-bebê insere a criança no mundo dos gêneros textuais sob uma perspectiva multimodal e dialógica de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Driely Xavier de Holanda, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em linguística do Programa de Pós-graduação em Linguística pesquisadora da linha Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico sob orientação da Professora Doutora Marianne Bezerra Cavalcante, Mestre em Direitos Humanos (PPGDH), especialista em Educação do Campo e graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Laboratório da Fala e da Escrita (LAFE). Bolsista Capes.

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Eriglauber Edivirgens Oliveira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (2020) e graduado em Licenciatura Plena em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa - pela Universidade Federal da Paraíba (2016), além de estar se graduando no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. Integrou durante cinco vigências (2013 - 2014/ 2014 - 2015/ 2018 - 2019/ 2019 - 2020/ 2020 - 2021) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPB/CNPq) com projetos voltados para Alfabetização e Letramento, Aquisição da Escrita, Políticas Públicas para Alfabetização e Produção Textual Infantil durante os dois primeiros anos. Nos anos mais recentes da Iniciação Científica, desenvolveu pesquisas voltadas para temática de Aquisição da Fala, Gestualidade, Multimodalidade e Narrativas Infantis.

Danieli Maria da silva, Universidade Federal da Paraíba

Aluna a nível de Doutorado via o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB), atualmente desenvolve sua pesquisa na área de aquisição da linguagem com crianças em processo de aquisição da linguagem, sob a orientação da professora doutora Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e desenvolve pesquisa na área de linguística, mais especificamente, no âmbito da aquisição da linguagem com bebês em processo de aquisição da linguagem, no Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE), na UFPB, sob a orientação da professora doutora Marianne Cavalcante. Atualmente, procura se dedicar a estudos em Aquisição da Linguagem. Graduada em Letras (Licenciatura plena em Letras-Português) pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tem experiência na área de Linguística com Objeto de Aprendizagem, Teoria Gerativa e Teoria X-Barra.

Valdenice Pereira de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba  Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Tutora em Letras da Educação à Distância (EaD) da UFPB virtual - Universidade Aberta do BrasiI; Professora de Língua Portuguesa (Gramática, Literatura) na Rede Priva e Pública de Ensino. Atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de textos no Ensino Fundamental e Médio; análise linguística, práticas linguísticas, práticas da linguagem, ensino de gramática contextualizada, gêneros textuais, aquisição da linguagem, multimodalidade, interação, interação mãe-bebê, gestos, tipologia gestual, produções vocais, gesticulação, holófrases, riso na aquisição.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

XAVIER DE HOLANDA, D.; CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE, M. .; OLIVEIRA DA SILVA, E. E.; DA SILVA, D. M.; PEREIRA DE LIMA, V. . Sob um olhar dialógico-multimodal: a matriz gesto e fala como palco de entrada da criança na linguagem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32212, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32212. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32212. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE