Processos de estereotipia: política, turismo e gênero
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32216Resumen
Os estereótipos e os processos de estereotipia são representações sociais (AMOSSY, 2022) presentes ao longo da história da humanidade que têm se intensificado no mundo com a influência da globalização e das mídias na formação individual e social do ser humano. Eles permeiam diferentes discursos. O discurso político e o discurso turístico, por exemplo, são terrenos férteis para a constituição e a circulação de imagens e representações estereotipadas de um país, um povo ou determinados sujeitos. Nesse sentido, a partir de uma abordagem teórico-metodológica dos estudos discursivos (FOUCAULT, 2008, 2009; AMOSSY, 2022; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2020), objetiva-se analisar práticas discursivas nas quais se manifestam: i) estereótipos de países e sua relação com os meios de comunicação e propagação de imagens e identidades nacionais; ii) estereótipos de gênero e sexualidade no discurso do turismo; iii) estereótipos de gênero e violência política sobre mulheres candidatas e eleitas. O corpus é constituído por 3 imagens e 6 enunciados linguísticos extraídos e da mídia online. Ao término dessas três etapas do desenvolvimento do trabalho, logra-se a compreensão dos fenômenos discursivos permeados por estereótipos e intolerância política (de gênero). Por fim, o presente trabalho aponta caminhos para a realização de novos estudos da linguagem, sobretudo os discursivos, evidenciando o entrecruzamento desses campos e conceitos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.