Gêneros textuais e letramento no contexto da surdez

Autores

  • Wagner Teobaldo Lopes de Andrade
  • Francisco Madeiro

Palavras-chave:

Letramento, Gêneros Textuais, Surdo

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão teórica sobre as habilidades de letramento e do uso dos gêneros textuais, enfocando-os como estratégia possibilitadora de otimização da escrita do surdo. Esta modalidade escrita da língua tem se mostrado uma importante forma de comunicação dos surdos, dada a sua dificuldade em desenvolver a oralidade. Sabendo que a fala e a escrita são práticas sociais que se fundam em um continuum, pode-se inferir que a estimulação de recursos auxiliares do desenvolvimento da habilidade escrita com base em
alguns aspectos da oralidade pode ser uma importante estratégia de inserção social e escolar do surdo. Nesse panorama, destacam-se os gêneros textuais e o letramento, que podem proporcionar uma maior aproximação entre o autor surdo e a língua portuguesa, otimizando o seu processo de inclusão social. Para o presente estudo, foram acessadas publicações sobre letramento e gêneros  textuais e foi desenvolvido um paralelo entre as propostas lançadas pelos diversos autores e as
suas possibilidades de realização junto aos aprendizes surdos, na intenção de contribuir para a disseminação do conhecimento e sua aplicabilidade prática junto à comunidade surda. Dentre as
principais estratégias e materiais possíveis de ser utilizados, destacam-se a internet (e sua enorme gama de possibilidades textuais, multimodais ou não, incluindo hipertextos), livros (didáticos ou não), jornais, revistas e gibis. Além disso, deve-se atentar para o fato de que os gêneros devem ser selecionados de acordo com o interesse dos sujeitos e devem ser consumidos não só na escola, mas também, e principalmente, em casa. A escrita coletiva e a escrita individual também parecem ser estratégias interessantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas escritas do surdo.

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Publicado

03-03-2016

Como Citar

DE ANDRADE, W. T. L.; MADEIRO, F. Gêneros textuais e letramento no contexto da surdez. Revista do GELNE, [S. l.], v. 13, n. 1/2, p. 1–15, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9347. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos