O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações

Autores

  • Lucineudo Machado Irineu UECE
  • Walison Paulino Araújo Costa UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11269

Palavras-chave:

Educação surda. Português escrito. Gêneros dicursivos. Segunda língua

Resumo

Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em geral, em meio à aquisição da segunda língua, sobretudo quando consideramos o fato de que vivemos em um mundo plural de semioses e letramentos, e discutir como os gêneros digitais, em questões mais ligadas à função do que à forma, podem ajudar o falante surdo a aprender a língua portuguesa, possibilitando-lhe ser inserido em um universo letrado como usuário proficiente e interativo. Em termos metodológicos, procedemos à discussão através de uma análise qualitativa, articulando conceitos, noções e categorias trazidas pela incursão na literatura especializada, com base em: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), entre outros autores.

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Biografia do Autor

Lucineudo Machado Irineu, UECE

Pós-doutorando em Linguística pela UFC e Professor e Pesquisador do Curso de Letras/Espanhol e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UECE. Atua em Linguística Aplicada em interface com a Análise do Discurso Crítica. Nesta seara, desenvolve e orienta pesquisa sobre dois macrotemas: representações sociais e de si sobre grupos minoritários nos discursos midiático e autobiográfico e ensino de línguas materna e estrangeiras a partir dos conceitos de letramento crítico e desconstrução de relações assimétricas de poder no contexto educacional. Lidera o Grupo de Pesquisa em Representações Sociais, Discurso e Ensino (REDE), uma cooperação interinstitucional UFC-UECE-UNILAB.

Walison Paulino Araújo Costa, UFRPE

Professor da UFRPE. Doutor em Linguística pela UFPB

 

walliecoast@yahoo.com.br

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Publicado

23-05-2017

Como Citar

IRINEU, L. M.; COSTA, W. P. A. O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 03–17, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11269. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos