Projeto de ensino para 6º e 7º anos: desenvolvendo a automaticidade na decodificação em estudantes PcD
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32193Resumo
O ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19 fez agravar várias etapas no processo de ensino-aprendizagem, o que pôde ser comprovado ao se detectar dificuldades de leitura em estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Este trabalho é fruto do projeto “Letramento em português: entre leituras e escritas” desenvolvido no 2º semestre letivo de 2022, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP-UFS), com estudantes do 6º e 7º ano que apresentaram desempenho em leitura incompatível com a série em curso, identificado em avaliações diagnósticas de fluência em leitura oral e compreensão leitora. Como referencial, contou com resultados de avaliação diagnóstica de leitura feita nesse contexto escolar (MACHADO, 2018; MACHADO; FREITAG, 2019; MACHADO; SANTOS; CRUZ, 2019; MACHADO; SANTOS, 2022) e que apontou novos desafios para o docente trabalhar a competência leitora no contexto coletivo, dando atenção individualizada aos estudantes com desempenho mais comprometido. O objetivo deste projeto é promover oficinas no turno oposto ao das aulas regulares para desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Participaram 21 estudantes, organizados em dois grupos, acompanhados por graduandos de Letras. Apresentam-se aqui os resultados do Grupo 1 que atendeu quatro estudantes caracterizados como pessoas com deficiência (PcD), para desenvolver a automaticidade na decodificação. O material didático das oficinas foi construído coletivamente de forma a desenvolver prática de leitura em voz alta e de escrita, tomando o texto como elemento norteador do planejamento e atendendo a objetivos bem definidos, organizados por ordem de complexidade cognitiva de objetivos de aprendizagem (MACHADO; BISPO, 2019). Como forma de apresentar os resultados do projeto à comunidade escolar, foi realizado um evento de culminância com apresentação de trabalhos produzidos nas oficinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.