Projeto de ensino para 6º e 7º anos: desenvolvendo a automaticidade na decodificação em estudantes PcD
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32193Resumo
O ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19 fez agravar várias etapas no processo de ensino-aprendizagem, o que pôde ser comprovado ao se detectar dificuldades de leitura em estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Este trabalho é fruto do projeto “Letramento em português: entre leituras e escritas” desenvolvido no 2º semestre letivo de 2022, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP-UFS), com estudantes do 6º e 7º ano que apresentaram desempenho em leitura incompatível com a série em curso, identificado em avaliações diagnósticas de fluência em leitura oral e compreensão leitora. Como referencial, contou com resultados de avaliação diagnóstica de leitura feita nesse contexto escolar (MACHADO, 2018; MACHADO; FREITAG, 2019; MACHADO; SANTOS; CRUZ, 2019; MACHADO; SANTOS, 2022) e que apontou novos desafios para o docente trabalhar a competência leitora no contexto coletivo, dando atenção individualizada aos estudantes com desempenho mais comprometido. O objetivo deste projeto é promover oficinas no turno oposto ao das aulas regulares para desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Participaram 21 estudantes, organizados em dois grupos, acompanhados por graduandos de Letras. Apresentam-se aqui os resultados do Grupo 1 que atendeu quatro estudantes caracterizados como pessoas com deficiência (PcD), para desenvolver a automaticidade na decodificação. O material didático das oficinas foi construído coletivamente de forma a desenvolver prática de leitura em voz alta e de escrita, tomando o texto como elemento norteador do planejamento e atendendo a objetivos bem definidos, organizados por ordem de complexidade cognitiva de objetivos de aprendizagem (MACHADO; BISPO, 2019). Como forma de apresentar os resultados do projeto à comunidade escolar, foi realizado um evento de culminância com apresentação de trabalhos produzidos nas oficinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.