O conhecimento de professores de 4º e 5º ano do ensino fundamental sobre ensino de inferências
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36339Resumo
É tarefa da escola formar leitores capazes de construírem sentido para o que leem, fazendo uso de seus conhecimentos prévios sobre a língua e o mundo, o que coloca as inferências como uma das habilidades necessárias à produção de sentido. Se o ensino de compreensão leitora precisa ser aquele em que o leitor tem suas habilidades desenvolvidas, é pertinente falar em ensino de inferências. Assim, o objetivo deste estudo é analisar e descrever o conhecimento de professores de 4º e 5º ano do ensino fundamental sobre o ensino de inferências. Participaram do presente estudo 67 professores que atuam ou já atuaram no 4º e/ou 5º ano em escolas do Rio de Janeiro. Esses professores responderam a um formulário eletrônico contendo os instrumentos: (1) Questionário de Perguntas Inferenciais e Não Inferenciais; (2) Escala de Estratégias para Ensino de Inferências (EEEI); (3) Questionário de Perfil dos Docentes. Os dados receberam um tratamento quantitativo e foram analisados segundo a distribuição de frequências atribuídas aos instrumentos (1) e (2). Os resultados indicam que, embora os professores demonstrem conhecimento sobre inferências de coerência global, há lacunas no que se refere ao domínio de inferências de coesão local. Os dados de frequência dos itens que compõem a EEEI sinalizam que a maioria dos professores reconhece a relevância (> 50%) de estratégias que contribuem para o ensino de inferências. Observou-se, contudo, uma inadequação no conhecimento ao ser atribuída relevância às estratégias que são entraves para o desenvolvimento de inferências. Além disso, entre as estratégias para o ensino de inferências, os professores parecem entender que as mais adequadas são a elaboração de hipóteses sobre o texto a ser lido e a releitura.
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