Dimensões variáveis na escrita de universitários
Palavras-chave:
Dimensões variáveis, escrita de universitários.Resumo
A sociolingüística, no início de seus estudosno Brasil, propunha-se a se voltar para três vertentes:as línguas de contato, os problemas teóricos e metodológicosrelacionados ao seu campo de ação e aos estudosda língua portuguesa. (cf. Vandresen, 1973).Essas três correntes são objetos de investigação aindahoje em pesquisas espalhadas pelo país. O cuidado,contudo, em se encontrar um centro de convergência/divergência para as questões de ensino e deadequação lingüística dos alunos às diversas situaçõesde interlocução, é cada vez maior, devido à urgênciaem se dar uma explicação global ao comportamentolingüístico desses usuários. Essa preocupaçãocom problemas de ensino- aprendizagem não éirreal. Freqüentemente, pesquisadores são chamadospara falar a professores, na esperança de que aquelesapresentem a estes um programa de ensino que funcione,que os leve a compreender as causas que interferemna aprendizagem da língua materna. Aescrita de estudantes universitários aumenta aindamais a inquietação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-02-2016
Como Citar
DO CARENO, M. F. Dimensões variáveis na escrita de universitários. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9205. Acesso em: 30 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.