Construção de um instrumento para verificação de comportamentos de categorização em crianças de três a sete anos

Autores

  • Ana Cristina Pelosi S. Macedo
  • Luís Lacerda Souza Cruz

Palavras-chave:

comportamentos de categorização, categorias, agrupamentos por similaridade, agrupamentos por contextualidade.

Resumo

Evidências obtidas através de estudos destinadosà investigação do desenvolvimento de categoriasem crianças têm indicado que as crianças em idadepré-escolar se estribam mais fortemente em relaçõesdelimitadas por contextos espaço-temporais, do tipo“slot-filler”, ao passo que as crianças no início daescolarização dão mais atenção às relações de inclusãode classe do tipo vertical (cão-animal), que envolvemo compartilhamento de atributos de natureza perceptuale/ou funcional entre itens a serem categorizados (cf.Blewitt e Toppino 1991; Krackow e Blewitt 1989;Lucariello e Nelson 1985; Nelson 1988; Lucariello,Kyratzis e Nelson 1992). Esses estudos serviram paraa asseveração da idéia de que ocorre um salto qualitativoentre a fase pré-escolar e a fase de escolarização, noque tange a preferências categorizacionais, em vista dofato de que a criança em fase escolar, por estar supostamenteexposta à instrução formal sobre relações de inclusãode classe entre conceitos, tenderia

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Publicado

22-02-2016

Como Citar

MACEDO, A. C. P. S.; CRUZ, L. L. S. Construção de um instrumento para verificação de comportamentos de categorização em crianças de três a sete anos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9323. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos