Soumissions

Ouvrir une session ou S'inscrire pour pouvoir faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.
  • La soumission n'a pas déjà été publiée et n'est pas considérée actuellement par une autre revue. Si ce n'est pas le cas, fournir une explication dans le champ "Commentaires au rédacteur".
  • Le fichier de la soumission est dans un des formats de fichier suivants : OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • Lorsque possible, les URLs des références ont été fournies.
  • Le texte est à simple interligne, utilise une police de 12 points, emploie l'italique plutôt que le souligné (sauf pour les adresses URL) et place toutes les illustrations, figures et tableaux aux endroits appropriés dans le texte plutôt qu'à la fin.
  • Le texte se conforme aux exigences stylistiques et bibliographiques décrites dans les Directives aux auteurs, qui se trouvent dans la section « À propos de la revue ».

Directives aux auteurs-es

Idiomas aceitos  para publicação:

Português, inglês, francês e espanhol.

Tipos de trabalhos aceitos para publicação:

Artigos, resenhas, entrevistas e documentos.

Padrão de normalização adotado:

APA

Critérios de submissão:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

No momento da submissão o autor deve afirmar que: A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word; O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para autores:

Template

Estrutura do texto: Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e outro idioma, preferencialmente espanhol ou português. O resumo deve conter objetivo, metodologia, resultados e conclusão do estudo); Corpo do texto (deve conter a metodologia utilizada no estudo); Referências em APA.

Para instruções sobre casos de referências de acordo com as normas da APA, consulte adaptação do manual de estilo da American Psychological Association (APA), 7a edição, disponível aqui.

Autoria: No ato da submissão, é obrigatório o cadastro de todos os autores do manuscrito nos metadados do sistema, inserindo o nome completo (no máximo quatro), número identificador (ID) do ORCID, endereço institucional e o e-mail. Não será permitida a inclusão posterior de autores que não estiverem cadastrados no sistema.

Extensão dos manuscritos:

Artigos - de 25.000 a 50.000 caracteres com espaços, excluídos da contagem o resumo e suas versões em inglês e língua vernácula, e incluídos gráficos, tabelas, figuras e imagens). O resumo e suas versões deverão conter entre 700 e 800 caracteres com espaços, cada um;

Resenhas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços;

Entrevistas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços; 

Documentos - de 8.000 a 60.000 caracteres com espaços. Histoty of Education in Latin America (HistELA) publica documento transcrito, considerado importante e de difícil acesso, que possa servir de subsídio para estudos e investigações no campo da História da Educação. O documento transcrito deve preservar, na medida do possível, as características originais. A transcrição do documento não deve ultrapassar 60.000 caracteres (com espaços), salvo exceção expressamente descrita aos editores e aprovada por estes. Deve-se informar a referência bibliográfica completa e a localização do documento (museu, acervo, arquivo, biblioteca), bem como estar acompanhado por uma apresentação analítica consistente e por informações quanto à autorização de reprodução. Será aceita apresentação de documento com até dois autores, sendo que ambos devem ser, obrigatoriamente, pelo menos, pesquisadores doutorandos. A apresentação do documento deverá conter, no máximo, 15.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, citações e referências bibliográficas.

Avaliação

O periódico adota a avaliação por pares do tipo simples cega. Nesse tipo de avaliação os avaliadores sabem quem são os autores, mas os autores não sabem quem são os avaliadores. Os textos são avaliados por dois consultores ad hoc anonimizados e de reconhecida competência nos temas abordados. Será facultado aos avaliadores a opção de divulgação dos nomes.

A HistELA apoia a política da Ciência Aberta, que preconiza a transparência dos processos, reitera a ética na pesquisa, adota o sistema de publicação em preprint, sugere a abertura na avaliação por pares (nesta fase com avaliação simples cega) e recomenda o compartilhamento de métodos, dados e programas de informática.

Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação, logo, no caso de desacordo no simples cego, encaminha-se a submissão a um terceiro avalidor ad hoc para o devido desempate. Após a análise do editor, o manuscrito é devolvido para os autores para realização das melhorias sugeridas pelos pareceristas. Por fim, o autor envia a versão final do manuscrito, com o respectivo relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider).

A nominata anual com o nome de todos os pareceristas ad hoc é publicada no último número do ano.

Política de Dados Abertos

A Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com esses princípios, a HistELA passou a adotar uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas e o uso das redes sociais para divulgação de trabalhos publicados.

Em artigos com múltipla autoria é requerida a indicação do papel de cada um dos autores. Além disso, incentiva-se o compartilhamento dos dados de análise, instrumentos, roteiros e materiais disponibilizados em repositórios on-line, como: SciELO, Zenodo, Figshare e OSF, e o link deve ser divulgado no trabalho.

Contribuição dos autores

As contribuições dos autores devem ter como base o que recomenda https://credit.niso.org/

APCs e taxa de submissão 

A revista History of Education in Latin America - HistELA não cobra taxa de processamento de artigos (APCs) ou taxa de submissão aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Artigos

Política padrão de seção