Entre reflexões e fazeres: a construção do saber histórico escolar a partir do uso de reflexórios
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23445Palavras-chave:
Saber histórico escolar, Ensino Médio, Reflexório, AprendizagemResumo
Este trabalho analisa o uso de “reflexórios” como estratégia para ressignificar as aprendizagens nas aulas de História. As experiências aqui analisadas surgiram na atuação junto ao componente curricular História para o Ensino Médio, na Escola Estadual Jacumaúma, em Arez, Rio Grande do Norte. Elas se basearam na produção de textos reflexivos pelos estudantes sobre suas próprias vivências e aprendizagens em sala de aula. O desenvolvimento dessa prática de observar, refletir e sistematizar – por meio da escrita – os múltiplos movimentos e saberes no cotidiano das aulas contribuiu para que os educandos fossem percebendo as contribuições do saber histórico para as suas vidas e para a sociedade. No diálogo com teóricos como Geertz (2012; 2014), Rusen (2010), Certeau (2014), Ricoeur (2011; 2018) e Elias (1998) foram percebidos saberes históricos nos enunciados construídos pelos estudantes em seus reflexórios, marcados por elaborações e re-elaborações características das dinâmicas mutáveis da cultura escolar.
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