Entre reflexões e fazeres: a construção do saber histórico escolar a partir do uso de reflexórios

Autores

  • Diego Firmino Chacon Secretaria Municipal de Educação de Arez
  • Francisco Firmino Sales Neto UFCG
  • Dinara Soares Chacon Sales Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23445

Palavras-chave:

Saber histórico escolar, Ensino Médio, Reflexório, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho analisa o uso de “reflexórios” como estratégia para ressignificar as aprendizagens nas aulas de História. As experiências aqui analisadas surgiram na atuação junto ao componente curricular História para o Ensino Médio, na Escola Estadual Jacumaúma, em Arez, Rio Grande do Norte. Elas se basearam na produção de textos reflexivos pelos estudantes sobre suas próprias vivências e aprendizagens em sala de aula. O desenvolvimento dessa prática de observar, refletir e sistematizar – por meio da escrita – os múltiplos movimentos e saberes no cotidiano das aulas contribuiu para que os educandos fossem percebendo as contribuições do saber histórico para as suas vidas e para a sociedade. No diálogo com teóricos como Geertz (2012; 2014), Rusen (2010), Certeau (2014), Ricoeur (2011; 2018) e Elias (1998) foram percebidos saberes históricos nos enunciados construídos pelos estudantes em seus reflexórios, marcados por elaborações e re-elaborações características das dinâmicas mutáveis da cultura escolar.

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Biografia do Autor

Diego Firmino Chacon, Secretaria Municipal de Educação de Arez

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professor Efetivo da Rede Municipal de Educação de Arez e da Rede Estadual do Rio Grande do Norte. 

Arez, Rio Grande do Norte, Brasil.

E-mail: diegofchacon@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7054-683X

Francisco Firmino Sales Neto, UFCG

Pós-doutor pela Universidade de Vigo, em Espanha.

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor Adjunto IV na Universidade Federal de Campina Grande (campus Cajazeiras).

Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em História e Espaços na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (campus Natal).

Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Cultura (GEPHC/CNPq).

Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

E-mail: nassausiegen@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9647-4638

Dinara Soares Chacon Sales, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2016) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente, estudo doutoramento em Ciências da Linguagem pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre os anos de 2009 e 2010, foi bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo efetivado uma investigação sobre a formação inicial de professores problematizando uma contribuição do PIBID para uma constituição das identidades profissionais de docentes oriundos desse Programa Educacional brasileiro .

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

Chacon, D. F. ., Sales Neto, F. F., & Sales, D. S. C. (2020). Entre reflexões e fazeres: a construção do saber histórico escolar a partir do uso de reflexórios. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e23445. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23445

Edição

Seção

Artigos