Quando a disciplina encontra a higiene: a presença dos discursos médico-santiários no interior da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nos primeiros anos do século XX

Autores

  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-0015-415X
  • Luiz Felipe Soares de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Chrislaine Thuany Vieira Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID32466

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Marinheiros, Higiene, Discurso

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar os discursos higienistas adotados pela Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nos primeiros anos do século XX. Essa instituição foi alvo das políticas sanitárias vigentes no país, recebendo orientações médico-pedagógicas para a instalação dos prédios escolares e os cuidados com a saúde do corpo devidamente registrada nos documentos da escola naval. Metodologicamente, utilizamos a análise do discurso proposta por Michel Foucault (2014) na tentativa de perceber os enunciados construídos sobre a higienização dos corpos dos aprendizes e suas práticas de adestramento como uma forma de poder. Concluiu-se que o comando da escola se apoiava no discurso higiênico para convencer a Marinha do Brasil que a escola precisava de assistência sanitária.

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Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor da área de Ensino de História do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre me História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Realiza pesquisas sobre a História da Educação, História da Medicalização Escolar e História da Saúde e das Doenças.

Luiz Felipe Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em História pela UFRN. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Observatório das Heterotopias.

Chrislaine Thuany Vieira Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Observatório das Heterotopias.

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Ficha individual do Aprendiz Marinheiro – Livro de Socorros

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Publicado

17-09-2023

Como Citar

Soares Júnior, A. dos S., Lima, L. F. S. de, & Ferreira, C. T. V. (2023). Quando a disciplina encontra a higiene: a presença dos discursos médico-santiários no interior da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nos primeiros anos do século XX. History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e32466. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID32466

Edição

Seção

Artigos