Entre olhares e frestas:

memórias do Jardim de Infância Modelo de Natal

Autores

  • Sarah de Lima Mendes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID36085

Palavras-chave:

Jardim de Infância, Cultura Escolar, Fotografia

Resumo

Objetivamos analisar as práticas escolares produzidas no Jardim de Infância Modelo de Natal, nos anos de 1953 à 1965. Nos alicerçamos em autores que estudam a Infância, tais como: Sarmento (2007) e Kuhlmann (1998). Fazemos uso do conceito de Representação em Chartier (2002), e de Cultura Escolar em Julia (2001), a fim de configurar as representações de um modelo educa educativo promovidos pela instituição. Partimos, metodologicamente, da analise fotográfica, com base em Kossoy (2012) e Dubois (2009). Pela ótica da fotografia foi possível compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas no Jardim de Infância Modelo de Natal e reconstruir a memória dos sujeitos que compõem tal espaço social.

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Biografia do Autor

Sarah de Lima Mendes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora no Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Referências

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Mendes, S. de L. . (2024). Entre olhares e frestas: : memórias do Jardim de Infância Modelo de Natal. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e36085. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID36085

Edição

Seção

Artigos