Entre olhares e frestas:

memórias do Jardim de Infância Modelo de Natal

Authors

  • Sarah de Lima Mendes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID36085

Keywords:

Jardim de Infância, Cultura Escolar, Fotografia

Abstract

Objetivamos analisar as práticas escolares produzidas no Jardim de Infância Modelo de Natal, nos anos de 1953 à 1965. Nos alicerçamos em autores que estudam a Infância, tais como: Sarmento (2007) e Kuhlmann (1998). Fazemos uso do conceito de Representação em Chartier (2002), e de Cultura Escolar em Julia (2001), a fim de configurar as representações de um modelo educa educativo promovidos pela instituição. Partimos, metodologicamente, da analise fotográfica, com base em Kossoy (2012) e Dubois (2009). Pela ótica da fotografia foi possível compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas no Jardim de Infância Modelo de Natal e reconstruir a memória dos sujeitos que compõem tal espaço social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sarah de Lima Mendes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora no Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

References

BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Orgs.). Novos Temas em História da Educação Brasileira: instituições escolares e educação pela imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 9. ed. Campinas: Papirus, 2009.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação, nº 1, jan/jun 2001.

KOSSOY, Boris. Estética, Memória e Ideologia Fotográfica in: Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JR., Moysés. Pedagogia e rotinas no “jardim da infância” in: Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JR., Moysés. O Jardim-de-infância e a Educação das crianças pobres: final do século XIX, início do século XX. In: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira: 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: Edusp, 1993.

LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova. 13. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1978.

MONTEIRO, Denise Mattos. Introdução à história do Rio Grande do Norte. 3. ed. Revista Ampliada – Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2007.

SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. de. (Orgs.) Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: escola progressiva ou a transformação da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

VEIGA, Cynthia Greive. A sociedade do trabalho e os movimentos para uma Escola Nova (final do século XIX e início do XX). In: História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

Documentos Oficiais:

DIÁRIO OFICIAL DE NATAL, 17 de maio de 1953. Num. 693, Ano XIV.

DIÁRIO OFICIAL DE NATAL, 22 de maio de 1953.

DIÁRIO OFICIAL DE NATAL, 24 de maio de 1953. Num. 573, Ano II.

RELATÓRIO OFICIAL do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte (APE-RN), 1952.

RIO GRANDE DO NORTE. Leis, Decretos e Instruções. Natal, 1957.

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagem Governamental. Natal, 1953.

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagem Governamental. Natal, 1963.

MENSAGEM GOVERNAMENTAL. Natal: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte (APE-RN), 1951.

Dissertações e Teses:

MENDES, Sarah de Lima. O modelo de educação do Jardim de Infância natalense (1908-1953). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

MENDES, Sarah de Lima. A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no Jardim de Infância Modelo de Natal (1953-1965). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

Crianças no Recreio Externo, 1953, Instituto de Educação Presidente Kennedy

Published

22-12-2024

How to Cite

Mendes, S. de L. . (2024). Entre olhares e frestas: : memórias do Jardim de Infância Modelo de Natal. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e36085. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID36085

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.