Competência crítica em informação como meio de inclusão digital no contexto dos povos originários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38167

Palavras-chave:

competência crítica em informação, povos originários, meios de inclusão digital

Resumo

A competência crítica em informação pode manter a diversidade cultural e promover a resistência e a emancipação frente à exclusão e a vulnerabilidade impostas por forças dominantes no mundo contemporâneo. A inclusão digital indígena em meio a sociedade da informação ainda tem sido um desafio frequente. Dessa maneira, este trabalho objetiva apresentar uma discussão teórica sobre a competência crítica em informação como meio para a inclusão digital dos povos originários. A partir de uma pesquisa exploratório-descritiva e qualitativa, apresenta um conjunto de possibilidades e de discussões resultantes de levantamentos bibliográficos realizados durante a elaboração do referencial teórico de uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem como tema central a competência crítica em informação no contexto dos povos originários. Como resultado, expõem-se um conjunto de possibilidades, em domínios da competência crítica em informação, com as possíveis ações de inclusão digital. Essas possibilidades são importantes para a compreensão das potencialidades dessa competência como forma de resistência e de superação das condições de subalternização, de opressão, de marginalização e de exclusão por que passam os povos originários. Considera que, ao desenvolver essa competência, os povos originários possam identificar e contestar narrativas eurocêntricas e dominantes, promovendo uma visão de mundo que valorize seus próprios saberes e tradições.

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Biografia do Autor

Angerlânia Rezende, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Secretáriado Executivo (UFPE). Graduação em Biblioteconomia (Claretiano).

Ronnie Anderson Nascimento de Farias, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Odontologia (UFRN). Graduação em Biblioteconomia (UFRN). Bibliotecário na Rede Ebserh Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA).

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação com atuação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e Graduação em Biblioteconomia (UFPB).

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

REZENDE, A. .; FARIAS, R. A. N. de; PAIVA, E. B. . Competência crítica em informação como meio de inclusão digital no contexto dos povos originários. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38167, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38167. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38167. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação