Competência crítica em informação e mediação cultural
um estudo do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38126Palavras-chave:
bibliotecário, centro integrado de cultura, competência crítica em informação;, mediação culturalResumo
Os centros culturais são aliados na preservação e disseminação da informação para a transformação da coletividade por meio da realização da mediação cultural ocorrida por intermédio de ações culturais. O artigo objetivou analisar se a mediação cultural promovida pelos bibliotecários do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis contribui para a competência crítica em informação na comunidade em que se insere, ou seja, procurou mapear as ações culturais, as quais podem contribuir para a competência crítica em informação da comunidade local. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como básica, qualitativa, descritiva e exploratória, bem como por revisão bibliográfica e estudo de caso, utilizando a entrevista semi-estruturada para a coleta de dados e a técnica da análise categorial de Bardin para as análises. Os resultados apontaram que os bibliotecários atuam na Biblioteca de Arte e Cultura e no Museu de Arte de Santa Catarina, sendo a Biblioteca a promotora de 12 atividades culturais, das quais cinco contribuem para o desenvolvimento da competência crítica em informação. O estudo verificou que a mediação cultural, desenvolvida pelos bibliotecários, promoveu uma reflexão crítica da realidade na sociedade e, a partir disso, a pesquisa pôde refletir acerca do papel do bibliotecário e dos centros de cultura como agentes de (trans)formação social. Sugere-se que os bibliotecários possam buscar mais conhecimento no tocante às questões da mediação cultural e pensar em ações mais direcionadas à mediação cultural e à CCI, com a finalidade de atingirem um maior número de pessoas e contribuírem para um melhor entendimento da ação pelos sujeitos.
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