Competência crítica em informação e mediação cultural

um estudo do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38126

Palavras-chave:

bibliotecário, centro integrado de cultura, competência crítica em informação;, mediação cultural

Resumo

Os centros culturais são aliados na preservação e disseminação da informação para a transformação da coletividade por meio da realização da mediação cultural ocorrida por intermédio de ações culturais. O artigo objetivou analisar se a mediação cultural promovida pelos bibliotecários do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis contribui para a competência crítica em informação na comunidade em que se insere, ou seja, procurou mapear as ações culturais, as quais podem contribuir para a competência crítica em informação da comunidade local. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como básica, qualitativa, descritiva e exploratória, bem como por revisão bibliográfica e estudo de caso, utilizando a entrevista semi-estruturada para a coleta de dados e a técnica da análise categorial de Bardin para as análises. Os resultados apontaram que os bibliotecários atuam na Biblioteca de Arte e Cultura e no Museu de Arte de Santa Catarina, sendo a Biblioteca a promotora de 12 atividades culturais, das quais cinco contribuem para o desenvolvimento da competência crítica em informação. O estudo verificou que a mediação cultural, desenvolvida pelos bibliotecários, promoveu uma reflexão crítica da realidade na sociedade e, a partir disso, a pesquisa pôde refletir acerca do papel do bibliotecário e dos centros de cultura como agentes de (trans)formação social. Sugere-se que os bibliotecários possam buscar mais conhecimento no tocante às questões da mediação cultural e pensar em ações mais direcionadas à mediação cultural e à CCI, com a finalidade de atingirem um maior número de pessoas e contribuírem para um melhor entendimento da ação pelos sujeitos.

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Biografia do Autor

Barbara Lipinski, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2023). Especialista em Administração de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Bacharel em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2010). Bibliotecária na Coordenadoria Regional de Educação de Joinville (23 CRE), na Faculdade CENSUPEG e na BL Normalização - Assessoria Acadêmica (BL).

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP. Professora do Departamento Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/ IBICT/ UFRJ).

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

LIPINSKI, B. .; CAVALCANTE, L. de F. B. . Competência crítica em informação e mediação cultural: um estudo do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis/SC. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38126, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38126. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38126. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação