MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS

Autores

  • Thalita Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José GllGauco Smith Avelino de Lima
  • Lenina Lopes Soares Silva
  • José Willington Germano

Resumo

Partindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural, tangencia-se que a formação educativa do sujeito perpassa por ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito. Idéia-se que a partir daí ele assume-se em um mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura. Pretende-se, assim, mapear itinerários sociais e singularidades da formação socioeducativa e cultural em narrativas autobiográficas de autores brasileiros. Trata-se de analisar narrativas de personagens que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura entre outras, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias do Brasil, contra o desperdício das experiências, no sentido dado por Santos (2001).

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Publicado

19-12-2013

Como Citar

SILVA, T. C. da; LIMA, J. G. S. A. de; SILVA, L. L. S.; GERMANO, J. W. MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754. Acesso em: 30 maio. 2024.

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