Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico

Autores/as

  • Amurabi Oliveira (UFAL)

Resumen

O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios
postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

23-10-2013

Cómo citar

OLIVEIRA, A. Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 9, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ENSINO DE SOCIOLOGIA