FILOSOFIA E SEU ENSINO
A EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO COMO UM ACONTECIMENTO FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID35945Palavras-chave:
Pedagogia, ensino de filosofia, PEnsamentoResumo
Inspirado em Deleuze, este estudo visa revitalizar o ensino de filosofia, tratando-o como uma experiência educativa enriquecedora e central ao aprendizado, contrapondo-se às visões que a marginalizam. Propõe uma pedagogia do conceito que valoriza inovação e diferenças, buscando democratizar a filosofia, especialmente para estudantes do ensino médio no Brasil. O objetivo é transformar a educação filosófica em um espaço de encontro e experimentação, superando o pensamento representacional e promovendo a criatividade e singularidade, tornando o ensino de filosofia um laboratório de experimentação que reflete a diversidade do pensamento filosófico.
Downloads
Referências
ASPIS, R.P.L. O professor de filosofia: ensino de filosofia no ensino médio como
experiência filosófica. In: Cad. Cedes, Campinas, vol 24, n. 64, set./dez. 2004.
ASPIS, Renata; GALLO, Silvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e educação, 2009.
_______. Ensino de filosofia e cidadania nas “sociedades de controle”: resistência e linhas de fuga. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 89-105, jan./abr. 2010.
BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação & Realidade, jul/dez. 2002.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
_______. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
_______. O abecedário de Gilles Deleuze: uma realização de Pierre-André Boutang, produzido pelas Éditions Montparnesse, Paris. 1988-1989. Disponível
em:http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-
de.htmlAcesso em: nov. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3ª ed. São Paulo: Editora 34,2010.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 84
GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA. vol. 13. Nº 1, p.17 – 35, 2006.
_______. Deleuze e a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
_______. Filosofia:experiência do pensamento. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2016.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 178 p. ISBN 978-85-98605-95-1. Available from SciELO Books
HORN, Geraldo Balbuíno. A presença da filosofia no currículo do ensino médio brasileiro: uma perspectiva histórica. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Filosofia no ensino médio. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
KOHAN, W. Filosofia - O paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica,
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LA SALVIA, André Luis. Problemas de uma pedagogia do conceito – pensando um ensino de filosofia. Rio de Janeiro: Autoral, 2016.
MEDEIROS, Cláudia Escalante; SECCO, Daiane. A formação do professor rizoma:
desafios para ensinar na contemporaneidade. II Seminário Nacional e I Seminário
Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias. ISBN 978-85-8167-216-8, 2017.
SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Educ. Soc. Campinas, vol. 26.2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Angelina Renata Andrade Ribeiro dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.