FILOSOFIA E SEU ENSINO

A EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO COMO UM ACONTECIMENTO FILOSÓFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID35945

Palavras-chave:

Pedagogia, ensino de filosofia, PEnsamento

Resumo

Inspirado em Deleuze, este estudo visa revitalizar o ensino de filosofia, tratando-o como uma experiência educativa enriquecedora e central ao aprendizado, contrapondo-se às visões que a marginalizam. Propõe uma pedagogia do conceito que valoriza inovação e diferenças, buscando democratizar a filosofia, especialmente para estudantes do ensino médio no Brasil. O objetivo é transformar a educação filosófica em um espaço de encontro e experimentação, superando o pensamento representacional e promovendo a criatividade e singularidade, tornando o ensino de filosofia um laboratório de experimentação que reflete a diversidade do pensamento filosófico.

Downloads

Referências

ASPIS, R.P.L. O professor de filosofia: ensino de filosofia no ensino médio como

experiência filosófica. In: Cad. Cedes, Campinas, vol 24, n. 64, set./dez. 2004.

ASPIS, Renata; GALLO, Silvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e educação, 2009.

_______. Ensino de filosofia e cidadania nas “sociedades de controle”: resistência e linhas de fuga. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 89-105, jan./abr. 2010.

BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação & Realidade, jul/dez. 2002.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

_______. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

_______. O abecedário de Gilles Deleuze: uma realização de Pierre-André Boutang, produzido pelas Éditions Montparnesse, Paris. 1988-1989. Disponível

em:http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-

de.htmlAcesso em: nov. 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3ª ed. São Paulo: Editora 34,2010.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 84

GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA. vol. 13. Nº 1, p.17 – 35, 2006.

_______. Deleuze e a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

_______. Filosofia:experiência do pensamento. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2016.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 178 p. ISBN 978-85-98605-95-1. Available from SciELO Books

HORN, Geraldo Balbuíno. A presença da filosofia no currículo do ensino médio brasileiro: uma perspectiva histórica. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Filosofia no ensino médio. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

KOHAN, W. Filosofia - O paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica,

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LA SALVIA, André Luis. Problemas de uma pedagogia do conceito – pensando um ensino de filosofia. Rio de Janeiro: Autoral, 2016.

MEDEIROS, Cláudia Escalante; SECCO, Daiane. A formação do professor rizoma:

desafios para ensinar na contemporaneidade. II Seminário Nacional e I Seminário

Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias. ISBN 978-85-8167-216-8, 2017.

SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Educ. Soc. Campinas, vol. 26.2005.

Downloads

Publicado

19-02-2025

Como Citar

ANDRADE RIBEIRO DOS SANTOS, A. R. FILOSOFIA E SEU ENSINO: A EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO COMO UM ACONTECIMENTO FILOSÓFICO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE02, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID35945. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35945. Acesso em: 2 abr. 2025.