ENTRE DEVANEIOS E INFÂNCIAS
POR UMA PEDAGOGIA DA MARAVILHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35886Palavras-chave:
Bachelard, Infância, DevaneioResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender as contribuições do devaneio para a Educação Infantil. A partir de um estudo de cunho bibliográfico, buscamos, inicialmente, entender a vida, obra e pensamento do filósofo Gaston Bachelard. Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, nos propomos pensar a infância, a partir de um prisma filosófico, e a Educação Infantil, numa síntese histórica, com atenção para o que dizem os documentos norteadores das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica. Por apresentar, entre os princípios norteadores de suas práticas pedagógicas, os princípios estéticos, os quais englobam a sensibilidade, a criatividade, defendemos aí a confluência entre o devaneio e a Educação Infantil. A ideia de devaneio pode contribuir de diversas formas com as práticas pedagógicas na Educação Infantil, de modo especial, com o direito de sonhar das crianças, de forma que elas vivam experiências significativas em suas infâncias, de modo integral, valorizando e se expressando também através da emoção, da criatividade, da imaginação.
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