v. 23 n. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação

					Visualizar v. 23 n. 1 (2023): Saberes:  Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação

Esse dossiê agrega trabalhos sobre a filosofia da linguagem que podem englobar os estudos do discurso, relações de poder através das linguagens, arte e responsabilidade, estudos da presença, ato responsável dentre outros, não se limitando ao texto escrito, e sim, abarcando todas as linguagens como: cinema, música, teatro, artes plásticas e literatura.

Publicado: 13-07-2023

Editorial

  • Editorial

    Ronny Diogenes Menezes
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID33211

Filosofia

  • FILOSOFAR COM ARTE POR UMA POÉTICA DA IMAGINAÇÃO PENSANTE

    Joilson de Oliveira
    7-22
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID30641
  • HIPEREXPOSIÇÃO E ESPETÁCULO A INTIMIDADE COMO MERCADORIA NAS REDES SOCIAIS

    André Faustino, Adriano de Salles Oliveira Barcha
    23-38
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31104
  • HORIZONTE DIALÉTICO DA TEORIA CRÍTICA DA SUA GÊNESE ÀS DIFERENTES VOZES QUE AMPLIFICAM SUA POTÊNCIA RUMA A UMA CIÊNCIA DECOLONIAL

    Cleidson de Jesus Rocha, Adamor Cordeiro Batista, Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira
    39-57
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31191
  • A AUTOBIOGRAFIA FILOSÓFICA EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU E FRIEDRICH NIETZSCHE

    Leonice da Conceição Pinheiro Silva, Flávio Luiz de Castro Freitas, Luciano da Silva Façanha
    58-71
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31421

Educação e Ensino

  • APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

    Elisangela Matias Miranda, Dalia Melissa Conrado, Nei de Freitas Nunes Neto Nunes Neto
    72-96
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID29780
  • EQUAÇÃO CIVILIZATÓRIA DISCUTIDA NO PROCESSO EDUCATIVO POR MEIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE

    Elisângela Regina Selli Melz, Juliane Conceição Meireles, Alan Silva de Aviz, Rodrigo Cardoso Costa
    97-116
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31018
  • GESTÃO DA POBREZA, (RE)PRODUÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ANÁLISE INTEGRATIVA E INSIGHTS SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS

    ROMILDO ALVES EPAMINONDAS, RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA
    117-133
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31515
  • O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

    FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO, STEFANY PEREIRA BATISTA
    134-154
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31610
  • A reificação da consciência atrelada ao vazio do homem contemporâneo

    Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Flávia Regina Schimanski dos Santos, Tatiana de Freitas Silva
    155-169
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31752
  • EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO

    Max Rodolfo Roque da Silva
    170-188
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31940
  • REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

    Katiene Symone Brito Pessoa Da Silva
    189-206
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID32721
  • AVALIAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN

    Geovar Miguel Santos, Maria Franciely Silva de Araújo, Julliana Araújo da Silva
    207-221
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31942

Surdidade em foco

Relatos de experiências

Ensaios

  • AQUISIÇÃO DE LIBRAS PARA OUVINTES COMO SEGUNDA LÍNGUA NO ÂMBITO HOSPITALAR

    Alaenny Pires Bezerra, Francisca Edivania Gadelha Dias
    273-287
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID32097

Filosofia e linguagens

  • IN SEARCH OF THE KEYS OF NEW HUMANISM BAKHTIN, THE KEYMAKER OF THE 21.ST CENTURY

    Fábio Marques Souza, Valdemir Miotello, Ivo di Camargo Junior
    288-300
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31166
  • A MATERIALIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL SOB UMA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA DA LINGUAGEM

    Wiliana de Araújo Borges, Eliete Correia dos Santos
    301-324
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31983
  • CONSTITUINDO AS BASES PARA UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO POLÍTICO

    Fábio Marques de Souza, Filipe Reis Melo, Silvia Garcia Nogueira
    325-349
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31902