HORIZONTE DIALÉTICO DA TEORIA CRÍTICA

DA SUA GÊNESE ÀS DIFERENTES VOZES QUE AMPLIFICAM SUA POTÊNCIA RUMA A UMA CIÊNCIA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31191

Palavras-chave:

Horizonte dialético. Teoria crítica. Ciência decolonial.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir teoricamente sobre os desenvolvimentos da teoria crítica a partir da perspectiva frankfurtiana, cujos desdobramentos alcançam, hodiernamente, a ecologia dos saberes e a pedagogia decolonial. Pretende-se fazer a diferenciação entre teoria tradicional e teoria crítica, em suas marcas mais comuns, delimitando o horizonte da gênese até seus prolongamentos, a partir da abordagem sobre o fazer científico e de como a ciência sofre as interveniências dos interesses de classe, a partir da definição de seu método e atitudes de seus pesquisadores. Por ser uma análise teórica, busca-se apresentar a influência da teoria crítica em alguns autores vinculados ao movimento decolonial, que seguem questionando a posição de uma ciência pretensamente hegemônica e exigem novas atitudes e ações articuladas com a ciência comprometida com o processo de decolonização do pensamento e dos corpos. O trabalho se apoia na pesquisa bibliográfica de autores como Horkheimer (1990), Adorno e Horkheimer (1985), Santos (2018), Walsh (2013) e Fleck (2013), demonstrando o lastro do pensamento crítico que, partindo da tradição frankfurtiana, ganha novos contornos com base emancipatória a partir da inserção dos debates decoloniais, que, no limite, visam construir condições de possibilidades de uma nova postura frente a ciência e aos grupos historicamente silenciados.

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Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (SP); Especialista em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre; Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-MG; Mestre em Educação pela UFRJ; Doutor em Filosofia pela UGF-RJ. Professor Adjunto do Centro de Educação e Letras - Campus da Floresta - Universidade Federal do Acre.

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Publicado

13-07-2023

Como Citar

ROCHA, C. de J.; CORDEIRO BATISTA, A.; CARIOCA DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA, G. HORIZONTE DIALÉTICO DA TEORIA CRÍTICA: DA SUA GÊNESE ÀS DIFERENTES VOZES QUE AMPLIFICAM SUA POTÊNCIA RUMA A UMA CIÊNCIA DECOLONIAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 39–57, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31191. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31191. Acesso em: 21 dez. 2024.